Veklury é uma terapia recomendada para reduzir a progressão da doença em pacientes covid-19. Crédito: Fotos diversas de ações / Flickr (Creative Commons)
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concedeu aprovação à aplicação suplementar de novos medicamentos (sNDA) da Gilead Sciences para a Veklury (remdesivir) para tratar pacientes covid-19 pediátricos com mais de 28 dias.
O tratamento é indicado para pacientes que são internados ou têm doença leve a moderada e têm maior risco de progressão da doença, incluindo internação ou morte.
Um análogo nucleotídeo da empresa, o Veklury é uma terapia recomendada para reduzir a progressão da doença em pacientes covid-19 não hospitalizados que estão em maior risco.
Essa aprovação vem depois que Veklury obteve a aprovação do SNDA para o tratamento de pacientes adultos e adolescentes não hospitalizados com maior risco de progressão da doença.
Um curso de tratamento de três dias de Veklury é aconselhado para pacientes pediátricos no ambiente não hospitalar sob a mais recente indicação expandida.
Em pacientes hospitalizados que não necessitam de ventilação mecânica invasiva e/ou ECMO, a FDA recomendou um regime de cinco dias.
A aprovação baseia-se em achados do ensaio clínico de Veklury, de código único, de braço único, da Fase II/III de Veklury.
Os resultados da CARAVANA mostraram que o Veklury foi bem tolerado em pacientes pediátricos Covid-19 hospitalizados, enquanto uma proporção aumentada de indivíduos demonstrou melhora clínica e recuperação.
O diretor médico da Gilead Sciences, Merdad Parsey, disse: "A indicação ampliada para o Veklury para o tratamento de crianças é uma prova do perfil de segurança, tolerabilidade e eficácia desta terapia, que tem permanecido o antiviral fundamental para o tratamento Covid-19.
"Com a recente inauguração do nosso Centro de Excelência Pediátrica Gilead em Dublin, que é responsável pela coordenação de ensaios clínicos pediátricos para tratamentos para HIV, hepatite B e Covid-19, continuaremos nossa pesquisa para ajudar a atender às necessidades de tratamento não atendidas das crianças."
Fonte: Pharmaceutical Technology
Comentários