A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) aprovou na última quarta-feira a injeção da Eicos Sciences, tornando-a o primeiro tratamento para tratar congelamento severo em adultos.
O tratamento, que ajudará a reduzir o risco de amputação, será vendido sob a marca Aurlumyn e deve estar disponível na primavera de 2024, embora seu preço ainda não tenha sido determinado, disse a empresa em um comunicado enviado por e-mail.
O Iloprost, o ingrediente ativo do Aurlumyn, abre os vasos sanguíneos e previne a coagulação. Foi originalmente aprovado em 2004 para o tratamento da hipertensão arterial pulmonar.
Aurlumyn vem com um aviso e precaução observando que pode causar hipotensão sintomática.
A congelação pode ocorrer em vários estágios. A congelação leve geralmente é tratada com analgésicos e antibióticos. O Congelamento grave, quando a pele e o tecido subjacente são congelados e o fluxo sanguíneo para, às vezes requer amputação.
Os pacientes foram divididos em três grupos de tratamento no estudo. Todos receberam aspirina por via venosa e tratamento padrão, enquanto dois grupos receberam iloprost.
O principal parâmetro de eficácia foi uma cintilografia óssea obtida sete dias após a congelação inicial, que foi usada para prever a necessidade de amputação de pelo menos um dedo ou dedo do pé.
No sétimo dia, a necessidade de amputação não foi observada em nenhum dos 16 pacientes que receberam iloprost isoladamente, em comparação com 3 de 16 pacientes e 9 dos 15 pacientes em uso de medicamentos não aprovados para congelamento, administrados com iloprosta ou sem iloprost.
Fonte: Reuters - Reportagem de Sriparna Roy em Bengaluru; Edição de Krishna Chandra Eluri, Sriraj Kalluvila e Anil D'Silva
Comentários