12992482493?profile=RESIZE_710x

 

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos EUA removeu os medicamentos de grande sucesso para perda de peso e diabetes da Eli Lilly de sua lista de produtos em escassez na quarta-feira à noite, provavelmente aumentando a pressão sobre as empresas que vendem versões mais baratas, conhecidas como medicamentos manipulados.

O tratamento para diabetes Mounjaro está na lista de escassez do regulador de saúde desde o final de 2022, enquanto o medicamento para perda de peso Zepbound foi adicionado em abril, pois a demanda superou em muito a oferta.

O fornecimento limitado de medicamentos da Lilly, bem como dos concorrentes da Novo Nordisk, levou a um aumento na demanda por medicamentos compostos ou tratamentos personalizados criados pela combinação, mistura ou alteração de ingredientes de medicamentos.

Regulamentações federais permitem que versões compostas sejam vendidas para atender à demanda se um medicamento estiver em escassez. Fora de uma escassez, os fabricantes de medicamentos não podem fabricar os medicamentos "regularmente ou em quantidades excessivas".

"Isso essencialmente impede que a tirzepatida composta seja produzida comercialmente", disse o analista da BMO Capital Markets, Evan Seigerman, em uma nota de pesquisa, referindo-se ao nome químico dos medicamentos da Lilly.

Os tratamentos da Novo Nordisk ainda apareciam na lista de escassez da FDA na quinta-feira.

Lilly começou a vender frascos (link) da menor dose de Zepbound nos EUA por meio de seu site direto ao consumidor para melhorar a disponibilidade e combater o aumento da popularidade das versões compostas.

Seigerman, do BMO, havia dito anteriormente que se o fornecimento adicional em frascos fizesse com que os medicamentos da Lilly fossem removidos da lista de escassez, isso permitiria que a farmacêutica processasse mais facilmente aqueles que vendem versões compostas do Zepbound.

As ações da Hims & Hers Health, que oferece versões compostas dos tratamentos da Novo, caíram 7%, para US$ 17,62 no pré-mercado.

A Lilly está investindo bilhões de dólares para aumentar a produção em meio à crescente demanda por Mounjaro e Zepbound. A Novo, que fabrica os medicamentos rivais Ozempic e Wegovy, também está aumentando o fornecimento para atender a uma demanda sem precedentes.

 

Fonte Reuters

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob