12669701860?profile=RESIZE_710x

Imagem de HeungSoon por Pixabay

 

Novos dados apresentados na conferência da Associação Americana de Diabetes (ADA) na última sexta-feira sugerem que o fenofibrato, um medicamento comum para reduzir o colesterol, pode ter um impacto significativo na desaceleração da progressão da retinopatia diabética.

Os pesquisadores disseram que as descobertas do estudo LENS representam o primeiro estudo em grande escala projetado especificamente para investigar o efeito do fenofibrato nos resultados oculares em pessoas com retinopatia diabética precoce.

O estudo, conduzido dentro do programa Diabetic Eye Screening (DES) da Escócia, incluiu 1151 adultos com retinopatia diabética precoce ou maculopatia que foram aleatoriamente designados para receber comprimidos de fenofibrato ou placebo. O desfecho primário foi uma medida composta de desenvolvimento de retinopatia ou maculopatia diabética referencial ou necessidade de tratamento com laser, injeção intravítrea ou vitrectomia.

Durante um período de quatro anos, aqueles que tomaram fenofibrato experimentaram uma redução de 27% na progressão da doença ocular em comparação com o grupo placebo (22,7% vs. 29,2%), um resultado que foi "altamente estatisticamente significativo", de acordo com os pesquisadores. O fenofibrato também reduziu a probabilidade de progressão da retinopatia, bem como o risco de desenvolver edema macular. Os resultados foram publicados simultaneamente no NEJM Evidence.

A parceria do ensaio LENS com o DES escocês fornece um conjunto de dados adicional: 9000 imagens da retina. Os pesquisadores disseram que estes serão analisados usando ferramentas de aprendizado de máquina para entender melhor o efeito do fenofibrato no olho diabético. O progresso do paciente também será monitorado por meio de links com registros nacionais de saúde para oferecer insights sobre os efeitos de longo prazo da terapia com fenofibrato, acrescentaram.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob