Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade do Texas revelou que a fibromialgia, bem como outras doenças que causam dor crônica, pode ser causada pela resistência à insulina. E mais… Medicamentos que tratam diabetes ajudam a amenizar as dores de quem sofre com fibromialgia. É o que revelou o estudo.
De acordo com a notícia publicada no site The Sun, cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, fizeram um experimento no qual eles utilizaram a Metformina, medicamento que combate a resistência à insulina em diabéticos. Ao aplicarem esse medicamento em pacientes com fibromialgia, observaram que houve uma grande redução nas dores crônicas.
Para comprovar ainda mais essa conexão entre a fibromialgia e a resistência à insulina, os pesquisadores examinaram o sangue dos pacientes e constataram que o nível de açúcar no sangue estava mais elevado do que o normal. Essa constatação deixou o grupo de cientistas intrigado, pois em estudos anteriores, não foi observada essa ligação entre fibromialgia e o alto nível de açúcar no sangue.
A única constatação obtida nos estudos anteriores, era a de que existe também uma conexão entre a resistência à insulina com uma disfunção nos vasos sanguíneos do cérebro. No entanto, os pesquisadores não acharam que poderia haver uma ligação entre esse fato e os casos de fibromialgia.
Agora os cientistas também passaram a levar essa descoberta em consideração, pois um dos sintomas de quem sofre com fibromialgia é a dor no cérebro, principalmente nos casos em que a pessoa tem dores crônicas. De acordo com as análises, o nível de açúcar no sangue será o fator chave para identificar também se a pessoa sofre de fibromialgia, bem como se utilizarão o mesmo tratamento de diabetes para amenizar as dores.
Outros sintomas da Fibromialgia
Além das dores crônicas pelo corpo inteiro, pessoas que sofrem de fibromialgia apresentam basicamente os seguintes sintomas:
Fadiga;
Confusão cerebral;
Dor de cabeça;
Falta de coordenação;
Tontura;
Síndrome do intestino irritável;
Sensibilidade às mudanças climáticas.
Quem não se lembra das celebridades que foram diagnosticadas com fibromialgia, dentre elas a mais recente, da cantora Lady Gaga, que deixou a todos perplexos, principalmente pelas performances dela nos palcos e em seus vídeos? Apesar da notícia chocante, Lady Gaga está bem e continua ativa.
Felizmente existe tratamento para a fibromialgia e agora sabemos que também é possível tratar com medicamentos para diabetes. No entanto, é preciso aguardar novas notícias sobre o assunto.
De qualquer forma, não custa nada comentar com os médicos a respeito, não só para saber opiniões, como também para verificar o nível de atualização dos nossos profissionais. Informe-se!
Fonte: Green Me
Comentários