Fiocruz é o maior produtor nacional de testes rápidos para o diagnóstico da covid
Teste é do tipo RT-PCR que diferencia os vírus da Influenza A, B e do Sars-CoV-2
PODER360
A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) anunciou que submeteu nesta 4ª feira (18.jan.2022) à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância em Saúde) o pedido de registro de um novo teste conjunto para o diagnóstico de gripe (Influenza A e B) e de covid-19.
Segundo a instituição, trata-se de um teste do tipo RT-PCR que diferencia os vírus da Influenza A, B e do Sars-CoV-2, possibilitando o diagnóstico destas doenças em um único teste.
Além deste, foi finalizado ainda o desenvolvimento de outro teste, o kit molecular Quadriplex SC2/VOC, que vai permitir a detecção e triagem das variantes alfa, beta, gama, delta e ômicron do coronavírus. Este teste também conta com a tecnologia de PCR em Tempo Real (RT-PCR).
De acordo com comunicado da Fiocruz, seu uso é indicado para o diagnóstico e triagem viral a partir da identificação de cepas potencialmente importantes para a saúde pública e vigilância epidemiológica do país.
Para a identificação da variante ainda seria necessário o sequenciamento genético da amostra. O teste Quadriplex deverá ser submetido para registro junto à Anvisa até a próxima semana.
Atualmente, a Fiocruz é o maior produtor nacional de testes rápidos para o diagnóstico da doença e o maior fornecedor do SUS.
Comentários