Fleury relança marca Campana, agora digital

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Valor Econômico

Jornalista: Beth Koike

10/12/19 - Líder no segmento premium, o Fleury volta a investir no mercado popular. O grupo de medicina diagnóstica vai relançar a marca Campana, mas numa versão totalmente digital. O agendamento e envio dos pedidos médicos serão feitos por meio de um aplicativo e os exames de análises clínicas serão realizados na residência ou outro local de preferência do paciente.

“Há um mercado potencial de 2,6 milhões de pessoas que não atendemos. Vamos ter uma estrutura muito competitiva, sem custos elevados porque não teremos unidades físicas. Além disso, já contamos com uma plataforma que é usada pelo laboratório Fleury e experiência de muitos anos em atendimento domiciliar”, disse Carlos Marinelli, presidente do Grupo Fleury.

Uma das razões que motivaram a companhia a investir neste novo produto é o crescimento no volume de exames realizados em domicílio. No terceiro trimestre, esse serviço na bandeira Fleury teve uma expansão de 20%. Já nas unidades do Fleury, a alta foi 6,7% e na companhia como um todo o crescimento foi de 10,6% no mesmo período de comparação.

A companhia de medicina diagnóstica adquiriu o laboratório Campana em 2008 dentro de sua estratégia, na época, de abarcar a classe popular. No entanto, a empreitada não foi adiante e o Fleury optou por migrar seus laboratórios, provenientes de aquisição, para o segmento intermediário. Dentro dessa estratégia, a bandeira Campana havia sido extinta. “Fizemos uma pesquisa e a marca Campana é a mais lembrada após dez anos desativada. Um dos motivos é que na época o laboratório tinha uma relação muito próxima com a comunidade médica”, explicou Jeane Tsutsui, diretora-executiva de negócios do Grupo Fleury.

Inicialmente, o atendimento será feito só na cidade de São Paulo, com a oferta de cerca de 95% dos principais exames de análises clínicas.

Questionado por analistas, se a criação de um laboratório digital não canibalizará as demais marcas do grupo, como o laboratório a+ que também atua em São Paulo, Marinelli disse que não há esse risco porque o Campana é voltado a outro público e os serviços são mais limitados. “Quando criamos a marca a+ também havia esse questionamento de canibalização com a bandeira Fleury, mas isso não ocorreu”, disse Marinelli. “No Fleury, o paciente pode escolher o médico, o que não acontece no Campana”, ressaltou Jeane.

A primeira operadora a fechar parceria é a Prevent Senior, cujo atendimento começa em janeiro. A companhia pretende oferecer o novo serviço - batizado de “Campana até você” - para outras operadoras e seguradoras.

Ainda dentro da estratégia de diversificação, o Fleury informou que o total de usuários da SantéCorp, consultoria de gestão de planos de saúde corporativos comprada há um ano, subiu de 200 mil para 900 mil desde a aquisição.

Em paralelo à criação de novos produtos, o Fleury continua analisando aquisições. Nos últimos dois meses, a companhia anunciou a compra de três laboratórios que juntos somam R$ 214 milhões. Marinelli destacou que o “foco da companhia é o crescimento” e com isso a margem pode ser afetada negativamente.

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