Formas farmacêuticas inovadoras facilitam adesão do paciente ao tratamento médico

FONTE: Juliana Oliveira: nutricionista esportiva, funcional e estética.

Rede de farmácias de manipulação Pharmapele disponibiliza as mais diferentes formas de se manipular medicamentos, incluindo desde chocolates até pastilhas sublinguais, que são escolhidas de modo personalizado para garantir o melhor aproveitamento possível do tratamento.

Para o controle e tratamento de uma doença, seja ela qual for, é fundamental que o paciente siga corretamente as orientações do médico. O problema é que, grande parte das vezes, isso não ocorre. Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 60% dos pacientes com diabetes e 40% dos pacientes hipertensos seguem exatamente as prescrições realizadas pelo médico. É necessário então pensar em modos para aumentar esta adesão do tratamento pelos pacientes, o que pode ser feito através da manipulação dos medicamentos em formas mais aceitáveis para o paciente.

“São inúmeras as vantagens de escolher um veículo diferenciado na hora de prescrever um tratamento. As diferentes formas de manipulação possibilitam que a escolha do veículo seja feita de forma personalizada, o que permite a prescrição do tratamento de acordo com a melhor aceitação de cada paciente, garantindo assim bem-estar e maior adesão ao tratamento”, afirma a nutricionista Juliana Oliveira.

E os veículos em que os medicamentos podem ser manipulados são os mais diversificados, podendo variar com relação a apresentação, sabor, facilidade e atratividade. A rede de farmácias de manipulação Pharmapele, por exemplo, oferta sempre o que há de mais inovador no mercado, contando em seu catálogo com formas farmacêuticas que vão desde as convencionais cápsulas e comprimidos até chocolates, gomas e géis comestíveis, sendo que todos são formulados seguindo rígidas normas de segurança, além de serem livres de lactose, glúten e corantes artificiais. “A escolha da forma farmacêutica é feita com base no perfil do paciente, na condição a ser tratada e no mecanismo de ação e composição do medicamento. Por exemplo, se o paciente sente dificuldade em engolir comprimidos convencionais o medicamento pode ser manipulado em forma de shot. Já pacientes com intolerância gástrica se beneficiam do uso de cápsulas com revestimento especial”, destaca a especialista. “É possível também utilizar as formas farmacêuticas para potencializar o tratamento. Dessa forma, podemos prescrever a manipulação de uma fórmula pré-treino em um chocolate para aproveitar os benefícios estimulantes do cacau. Ou então é possível reforçar a ação anti-aging de um ativo prescrevendo-o em uma goma do colágeno.” Abaixo você pode conferir todas as formas farmacêuticas disponibilizadas pela Pharmapele e quando são indicadas:

– Shot: o shot é uma forma farmacêutica líquida onde cada embalagem carrega uma dose única. “Sendo uma forma extremamente prática, por ser de fácil transporte, precisa na dose e muito estável, o shot é ideal para crianças, idosos, pacientes com dificuldade de deglutição e para formulações pré e pós-treino”, indica Luisa Saldanha, farmacêutica e diretora técnica da Pharmapele. Além disso, o shot possui uma grande variedade de sabores, podendo ser tanto de sabor neutro quanto de sabores como uva, morango e frutas vermelhas.

– Sachê: o sachê é uma forma com grande volume de ingredientes que, após ser dissolvida em água, pode se transformar em sucos, shakes e sopas. “Por ser formulado de forma individualizada, o sachê é muito prático de ser utilizado e transportado, além de ser desenvolvido em uma base especial que possui diversos sabores e não conta com glúten, lactose, sacarose, caseína ou edulcorantes artificiais, podendo então ser utilizada para a formulação de aminoácidos, vitaminas, minerais e fitoterápicos”, afirma Luisa.

– Oral Film®: Indicado para crianças, idosos, animais e pacientes com dificuldade de deglutição e que passaram por cirurgia bariátrica, o Oral Film® é uma película ultrafina de uso oral que permite a administração dos medicamentos sem a necessidade de ingestão de água, mastigação ou deglutição. “Isso por que o Oral Film® é formulado com Pullulan®, um polissacarídeo natural de rápida desintegração e dissolução, sendo assim indicado para medicamentos de ação rápida”, destaca a farmacêutica.

– Goma: Produzidas à base de gelatina e colágeno em vários sabores, as gomas são agradáveis de mastigar e altamente eficiente em mascarar sabores desagradáveis de determinados ingredientes ativos.

– Chocolate: Adoçado com maltitol e stevia e livre de lactose, glúten e sacarose, sendo assim mais saudável do que os chocolates convencionais, esta forma farmacêutica é ideal para a formulação de vitaminas, minerais, fitoterápicos e probióticos, pois incorpora facilmente diversos ingredientes, mascarando sabores desagradáveis. “Além disso, o chocolate é rico em polifenóis, flavonoides e L-triptofano, substâncias que apresentam alta propriedade antioxidante, beneficiando assim o sistema cardiovascular e melhorando o humor e a atividade mental”, explica a especialista.

– Pastilhas sublinguais: As pastilhas sublinguais são formas farmacêuticas de fácil administração formuladas através da incorporação de substâncias em uma base livre de corante, açúcar e flavorizantes artificiais que dissolve em baixo da língua, liberando o medicamento de forma lenta e gradual, o que auxilia na entrada do ingrediente diretamente na corrente sanguínea.

– Gel comestível: “Disponível em diversos sabores, os géis comestíveis são ideais para atletas, pois fornecem, de forma rápida e prática, a quantidade necessária de carboidratos e nutrientes para minimizar a perda de glicogênio muscular durante a execução da atividade física, ajudando assim a melhorar a performance esportiva do atleta e a recuperação muscular após o treino”, finaliza Luisa Saldanha.

Pharmapele: A Pharmapele é uma rede de farmácias de manipulação, com 31 anos de experiência em medicamentos personalizados e cosméticos de tratamento. São 80 lojas presentes em todo o Brasil. A Pharmapele é metade ciência, metade beleza e bem-estar por inteiro. www.pharmapele.com.br

Fonte: SEGS

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob