9849594464?profile=original

A Fórmula & Cia. – Farmácias com Manipulação, de Campinas, comemora 30 anos de atuação no mercado com a marca de 8 mil produtos manipulados por mês, entre medicamentos e cosméticos. O fundador e diretor-superintendente, Marcos Ebert, prevê que em 2019 a empresa tenha um faturamento 20% maior que os R$ 12 milhões no ano anterior. Com sete laboratórios nas suas duas unidades, que produzem cápsulas, soluções orais e fórmulas dermatológicas e cosméticas, a Fórmula conta com 100 colaboradores e oito profissionais farmacêuticos, tendo à frente a diretora Técnica, farmacêutica e também fundadora, Márcia Piva.

Marcos Ebert avalia que os investimentos contínuos realizados pela Fórmula, ao longo dos últimos 30 anos, fizeram com que as pessoas percebessem os princípios da empresa, baseados na competência e idoneidade. “Acreditamos que tanto para a classe médica, como para o público em geral, é importante contar com uma farmácia que faça a personalização com competência e que tenha profissionais farmacêuticos altamente gabaritados”, explica. Ele acrescenta que a qualidade no atendimento, a ampliação das possibilidades oferecidas na manipulação de medicamentos, bem como a internacionalização do segmento, têm contribuído para que a Fórmula amplie a sua atuação no mercado.

Conforme o Panorama Setorial da Anfarmag – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, Marcos Ebert afirma que a Fórmula & Cia. está entre as 5% maiores farmácias de manipulação do País. A estimativa é que no Brasil tenham 7 mil farmácias de manipulação.

A diretora Técnica da Fórmula, Márcia Piva, acrescenta que a orientação dos profissionais farmacêuticos aos clientes – a chamada Atenção Farmacêutica é outro fator importante. “Nossa equipe de oito profissionais farmacêuticos está capacitada para essa tarefa, inclusive orientando e tirando possíveis dúvidas dos clientes durante o período de tratamento”, acrescenta.

LABORATÓRIOS – Marcos Ebert ressalta que os investimentos contínuos da Fórmula & Cia, nos seus sete laboratórios garantem a qualidade dos medicamentos manipulados. “Nos nossos laboratórios a renovação de ar ocorre a cada três segundos. Quando a porta se abre, há diferença de pressão de uma área para outra, evitando que haja contaminação entre os laboratórios. Os profissionais que atuam nos laboratórios usam paramentação adequada – aventais, toucas, luvas, máscaras, entre outros, que são descartados toda vez que eles saem do laboratório. Tudo de acordo com nosso Programa de Gerenciamento de Resíduos”, explica o diretor.


MEDICAMENTOS PERSONALIZADOS – Ao mesmo tempo em que a população conhece cada vez mais sobre a possibilidade dos medicamentos personalizados, através das informações dos profissionais médicos, as novidades no segmento de manipulação não param. A diretora Técnica da Fórmula, afirma que a individualização do medicamento através do comprimido orodispersível, que se dissolve rapidamente na saliva, sem a ingestão de água, é uma dessas novas possibilidades, antes apenas acessível na indústria farmacêutica e agora também acessível para a manipulação.

Ela ressalta que a indicação para essa apresentação do medicamento em forma de comprimido orodispersível sempre será feita pelo médico do paciente, em consonância com o farmacêutico responsável pela manipulação. As vantagens do orodispersível são muitas: fácil administração em pacientes com dificuldades de deglutição (geriátricos, pediátricos, psiquiátricos, acamados ou hospitalizados), absorção pré-gástrica (bucal, faríngea e esofagiana), com desintegração rápida na boca, em torno de 10 a 60 segundos, melhora a palatabilidade e produz uma sensação bucal agradável, sendo ainda uma forma farmacêutica inovadora e de excelente aceitação pelo paciente, aumentando a adesão ao tratamento.

Outras formas de apresentação de medicamentos manipulados, como os em gomas flavorizadas – laranja, morango ou chocolate, ajudam a diminuir o sabor amargo de alguns medicamentos, proporcionando assim uma adesão mais fácil, principalmente por parte do público infantil.

As novidades são sempre constantes na farmácia de manipulação, como patch transdérmico (adesivo transdérmico), filme sublingual (colocado debaixo da língua, o medicamento faz efeito rápido), gel (medicamento através da pele) e sachê (aromatizado com sabor agradável e dissolvido na água).

DESCARTE RESPONSÁVEL – Desde 2007, a Fórmula & Cia. teve a iniciativa pioneira, no sentido de conscientizar a população para a destinação correta dos remédios vencidos, colaborando com a preservação do meio ambiente. A campanha, batizada de Remédio Vencido Não Vai Para o Lixo, sobre esse tema ambiental é tão importante, que a Fórmula chega à marca de 4,8 mil quilos de remédios vencidos coletados. A campanha foi tão bem sucedida, que diversas Câmaras Municipais já têm legislação específica e outras empresas do segmento também já estão adotando o descarte correto. Ebert acrescenta que o descarte final dos remédios vencidos, depositados pelas pessoas nos postos de coleta da Fórmula & Cia, é custeado integralmente pela empresa.

A Fórmula & Cia. tem sistema de atendimento através do 0800-111747.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob