Galderma quer captar US$ 2,3 bilhões com IPO na Suíça

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A Galderma planeja levantar cerca de 2,3 bilhões de dólares com IPO na bolsa da Suíça, no final deste mês, informou nesta quarta-feira, naquela que poderá ser uma das maiores ofertas públicas iniciais (IPO) na Europa este ano.

A empresa originalmente criada como uma joint venture com a Nestlé e L'Oreal, atua no segmento de dermatologia. 

O IPO deve acontecer após a fabricante alemã de peças de tanques Renk e do Aeroporto Internacional de Atenas no mês passado, e viria enquanto várias outras empresas - incluindo a varejista alemã de perfumes Douglas - trabalham em possíveis negócios.

A alta dos mercados acionários e a perspectiva de taxas de juros mais baixas estão ajudando a estimular o interesse dos investidores em IPOs.

O presidente-executivo, Flemming Ornskov, se recusou a dar uma avaliação potencial para a Galderma, mas uma fonte próxima ao assunto disse que os consultores estão trabalhando para um valor corporativo - capital mais dívida - de cerca de US$ 17 bilhões.

"Uma avaliação na casa dos US$ 20 bilhões pode ser realista", disse Stephan Sola, gestor de fundos suíço da Plutos Asset Management.
 
O IPO consistirá principalmente em novas ações, com uma parcela menor de ações existentes a serem vendidas pela empresa sueca de private equity EQT, que é acionista da Galderma ao lado do GIC de Cingapura e da Abu Dhabi Investment Authority (ADIA). Ornskov não estava preocupado que as incertezas econômicas pudessem atrapalhar o processo.
 
"As perspetivas são muito fortes para 2024 e a médio prazo e, juntamente com os acionistas, sentimos que este é um momento muito bom para dar o próximo passo natural para uma empresa de capital aberto", disse aos jornalistas.
 
"...desde 2019 tivemos alguns altos e baixos com COVID e outros, e a empresa continuou a performar, superar o mercado, ganhar participação de mercado."
 

De 2019 a 2023, a Galderma aumentou suas vendas em uma média de quase 12% ao ano, mais rápido do que a taxa de 7% para o mercado global de cuidados com a pele de US$ 87 bilhões.


JANELA DE OPORTUNIDADE

A EQT continuará a ser um grande investidor após o IPO, embora a participação exata ainda não tenha sido decidida, disse Ornskov. "Os acionistas EQT, GIC e ADIA permanecerão investidos no negócio", disse ele em entrevista à Reuters. "A EQT manterá uma participação significativa." "Os recursos serão usados para pagar dívidas, com orientação de médio prazo para reduzir a alavancagem abaixo de US$ 2 bilhões", acrescentou, esperando que o IPO seja concluído até a Páscoa.

O crescimento orgânico também seria uma prioridade para a empresa, que está trabalhando em dois potenciais novos produtos de sucesso.
Sua linha existente também inclui produtos cosméticos Restylane, Dysport, Azzalure, Alluzience e Sculptra, que são usados para preencher linhas e rugas e adicionar volume aos lábios.

As vendas da empresa aumentaram 8,5% no ano passado, excluindo efeitos cambiais, para US$ 4,08 bilhões, o maior valor de todos os tempos. O lucro operacional principal aumentou 21%, para US$ 942 milhões. "Os investidores gostam de empresas com um modelo de negócios defensivo e boas margens, então presumo que a Galderma atrairá interesse", disse Sola, da Plutos. "Mas Galderma também não será um sucesso garantido", acrescentou Sola. "O ambiente não é fácil; tendo em conta a evolução das taxas de juro diretoras e da economia na Europa ou na China, muitos investidores continuam cautelosos".

Com as eleições americanas se aproximando no final deste ano, a volatilidade do mercado provavelmente aumentará, então a janela para transações pode se tornar mais estreita à medida que o ano avança, disse um banqueiro próximo ao negócio.


Fonte: Reuters | Reportagem de John Revill, Emma-Victoria Farr e Pablo Mayo Cerqueiro. Reportagem adicional de Oliver Hirt. Edição de Kirsten Donovan e Mark Potter

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