A colaboração foca no desenvolvimento de dois conceitos avançados de IA de ponta em anestesiologia e cuidados neonatais, projetados para ajudar a melhorar o cuidado ao paciente.
LAS VEGAS e CHICAGO, Illinois, 6 de janeiro de 2026 – NXP Semiconductors N.V. (Nasdaq: NXPI) e GE HealthCare (Nasdaq: GEHC) anunciaram uma colaboração pioneira em novos avanços em inovação em IA de ponta, aproveitando a longa história da NXP em processamento seguro e de alto desempenho e a profunda experiência da GE HealthCare em inovação em tecnologia médica. Começando com novos conceitos de anestesia e neonatologia apresentados na CES 2026, a colaboração destaca como a inteligência, baixa latência, resiliência e segurança oferecidas pela IA de ponta podem transformar certos fluxos de trabalho e capacitar os profissionais a oferecer um cuidado aprimorado ao paciente com insights simples e acionáveis.
Em ambientes de cuidados agudos, como sala de cirurgia e unidade de terapia intensiva neonatal (UTI), as equipes de cuidados precisam de soluções que forneçam inteligência acionável e com baixa latência. A IA na borda do dispositivo processa dados para entregar desempenho imediato e consistente, ajudando a permitir que insights críticos estejam disponíveis sem demora. Incorporar IA de ponta em dispositivos de ponto de atendimento pode fornecer aos clínicos acesso rápido, confiável e seguro a informações críticas.
GE HealthCare e NXP formularam dois novos conceitos[1] combinando a expertise e portfólio de IA de ponta da NXP com a experiência da GE HealthCare em inovações de tecnologia médica. O primeiro conceito traz capacidades de IA de ponta para a administração de anestesiadores na sala de cirurgia,
com o objetivo de fornecer aos anestesiologistas uma forma confiável e sem mãos de interagir com equipamentos de anestesia usando comandos de voz em tempo real. Este projeto foi criado para ajudar anestesiologistas a atender o paciente em uma sala de cirurgia dinâmica e lotada, ao mesmo tempo em que reduz a carga cognitiva excessiva, a fadiga causada por alarmes e o risco de erro humano.
O segundo conceito foi desenvolvido para apoiar o cuidado neonatal por meio de monitoramento inteligente e ao vivo. Essa tecnologia tem como objetivo detectar se o bebê está chorando ou em repouso, identificar objetos indesejados na cama ou reconhecer se o bebê rolou de bruços — projetada para ajudar as equipes de cuidado e permitir que os bebês fiquem confortáveis. Esse conceito utiliza IA agente na borda para registrar o evento e alertar os clínicos, se apropriado. Todo o processamento de imagem ocorre localmente usando modelos que utilizam o NXP eIQ AI Toolkit. Nenhuma imagem sai do dispositivo, mantendo rigorosos padrões de segurança e privacidade.
O desenvolvimento de ambos os conceitos é sustentado pelos princípios de IA Responsável da GE HealthCare, que incluem foco em segurança, proteção, privacidade, validade, transparência, explicabilidade e justiça. Os conceitos são baseados nos processadores de aplicações do NXP com unidades de processamento neural (NPUs) integradas, bem como em uma NPU dedicada e independente, com habilitação de software do eIQ AI Toolkit do NXP.
"Na GE HealthCare, construímos IA que mantém os clínicos no centro, auxiliando no julgamento clínico e liberando tempo para o cuidado ao paciente", disse Jeff Caron, Diretor Digital & Tecnológico de Soluções de Atendimento ao Paciente da GE HealthCare. "Colaborar com a NXP nos ajuda a explorar IA segura em dispositivos como complemento às nossas soluções em nuvem, com conceitos projetados para apoiar equipes de cuidado em ambientes agudos."
"Esta colaboração une a confiança clínica da GE Healthcare e décadas de inovação em tecnologia médica com a habilitação de IA eIQ da NXP e sua profunda experiência em computação de borda segura e de alto desempenho, para fornecer soluções de IA de borda seguras, protegidas e práticas para clínicos e pacientes", disse Charles Dachs, Vice-Presidente Executivo e Gerente Geral da Secure Connected Edge da NXP. "Juntos, buscamos possibilitar um cuidado mais personalizado, desde monitoramento contínuo na UTI neonatal e interação mãos-livres com equipamentos de anestesia até conceitos de pesquisa exploratória, como previsão de risco impulsionada por IA, triagem automatizada e recomendações de tratamento personalizadas."
GE HealthCare e NXP vão demonstrar esses dois conceitos na CES 2026 no Pavilhão da NXP (Central Plaza #134). Para vivenciar essa colaboração e a inovação que ela possibilita, por favor, agende um horário para visitar o Pavilhão do NXP.
Fonte: GE HealthCare
Comentários