9849586453?profile=original

A Lei 9.787 que institui os medicamentos genéricos no Brasil 20 anos de existência no último dia 10 de fevereiro. Nestas duas décadas, esses medicamentos mudaram radicalmente o panorama da indústria farmacêutica e se consolidaram como eixo central da ampliação do consumo de medicamentos no País.

O uso de medicamentos para controle do colesterol, por exemplo, cresceu mais de 2.320% desde que a lei dos genéricos foi instituída em 1999. O consumo de anti-hipertensivo, por sua vez, aumentou 743% nas últimas duas décadas e os medicamentos para o tratamento de diabetes registraram expansão de mais e 1368% neste mesmo período.

Esse aumento exponencial do consumo decorre do fato dos genéricos serem confiáveis, seguros e custarem, por lei, 35% menos que os medicamentos de referência. “O bionômio preço e qualidade que os genéricos representam foi fundamental para a ampliação do acesso a medicamentos no país”, diz a presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), Telma Salles.

Para se ter uma ideia do que isso significa, nestes 20 anos, os genéricos proporcionaram uma economia de mais de R$ 126 bilhões em gastos com medicamentos para os consumidores brasileiros. O valor, entretanto, é potencialmente maior, já que este indicador não captura os reais descontos praticados pela indústria, em média muito maiores que o estipulado na legislação. Telma Salles lembra ainda que o cálculo da economia também não contempla o efeito extra que os genéricos exercem na regulação de mercado. Sempre que um genérico novo é lançado, lembra a executiva, os fabricantes de medicamentos de referência se vêm obrigados a reduzir seus preços para manter a competitividade e isso também resulta em economia para o consumidor.

Investimento da indústria nos genéricos


Hoje, mais de 120 laboratórios possuem linhas dedicadas à produção de genéricos no mercado brasileiro. São mais de 3.800 registros disponíveis em 21,7 mil apresentações para os consumidores, cobrindo praticamente todas as doenças conhecidas.

Todo este conjunto criou um mercado vigoroso. Só em 2018, foram vendidas 1.4 bilhão de unidades de medicamentos genéricos no País, volume 10,96% maior que o registrado em 2017. Hoje, esses medicamentos representam 33,7% do mercado farmacêutico total no País, pelo critério de unidades produzidas. “O robusto conjunto de controles criou uma indústria forte e de qualidade que está pronta para seguir crescendo nos próximos 20 anos”, conclui Telma Salles.

Ultrafarma desenvolve campanha comemorativa aos 20 anos dos genéricos

Sidney Oliveira lançou nesta semana, três comerciais da campanha em comemoração aos 20 anos da chegada dos genéricos no Brasil. Pioneira na comercialização dos medicamentos há mais de 18 anos, a Ultrafarma vem colecionando os principais prêmios no segmento. “Tenho muito orgulho de fazer parte desta história. Nada mais justo eternizar através de filmes essa parceria de quase duas décadas. Posso dizer que a Ultrafarma X Genéricos não só se fortalece mas também se multiplica a cada dia a partir do momento que promovemos o acesso aos medicamentos, ajudando na qualidade de vida das famílias”, declarou o empresário.

E para destacar essa data importante a todos os consumidores e para o país, o presidente fundador da marca estrelou dois dos três vídeos sendo um deles protagonizado pelo apresentador dos programas Ultrafarma e também radialista João Ferreira. Os filmes de 30 segundos foram gravados na sede da empresa e já estão sendo veiculados nas principais mídias nacionais.

Fonte: Investe SP

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob