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Os produtos que mais contribuíram para o avanço da empresa no segmento de OTC foram o creme para tratamento de hemorroidas Proctan e a linha LaKesia, de cuidados para mãos e pés
O brasileiro está cada vez mais preocupado com a saúde. A tendência, que ganhou força com a pandemia da Covid-19, contribuiu para o aumento nas vendas dos medicamentos isento de prescrição médica, o segmento foi o que mais cresceu, com aumento de 22,9% em relação a 2020 e receita de 13 bilhões de reais.
Atenta a esse cenário, a Genomma Lab, comemora pelo 3º ano consecutivo os resultados de seu portifólio OTC, com o crescimento de sell out de duplo dígito nas farmácias de todo o Brasil e ganhos significativos de market share nas marcas core da companhia, como Proctan e LaKesia.
Além de apostas em novos mercados como Liris, para saúde ocular, e a recém-lançada Nina, marca de melatonina comercializada pela empresa.
Resultado
O bom resultado se deve, principalmente, ao plano robusto da empresa que permite o oferecimento de produtos de alta qualidade com preços mais acessíveis aos consumidores.
Além de adequados à realidade brasileira.
“O programa de expansão da área no país começou em 2019 e contemplou a contratação de uma equipe especializada para as áreas de marketing, regulatório e projetos e com conhecimento específico do mercado que se uniu ao time global da companhia para atingir três pilares primordiais”, explica, então, a diretora da área na subsidiária brasileira, Cinthia Ribeiro.
No time do segmento de OTC ainda estão Joana Villas Boas e Débora Verotti, gerentes de produtos, Henrique Debone, gestor de projetos, e Fábio Gandra, gerente nacional de assuntos regulatórios e de desenvolvimento de negócios, que juntos somam vastas experiências com vivências em diversas companhias do ramo.
Entre os pilares, destacam-se a construção de marcas fortes com extensão de linha e com uma comunicação assertiva e o lançamento de produtos alinhados ao mercado local.
Orientação
Na opinião de Cinthia Ribeiro, a chave para o sucesso da estratégia foi, então, o olhar atento para as necessidades dos consumidores brasileiros.
“Muitos consumidores não têm acesso à informação sobre problemas de saúde ou de cuidados pessoais e, por isso, nossa comunicação busca sempre ser educativa e mostrar que há soluções acessíveis que podem melhorar a qualidade vida das pessoas”.
Produtos em destaque
De acordo com a executiva, os produtos da Genomma Lab que mais contribuíram para o avanço da empresa no segmento de OTC foram:
O creme para tratamento de hemorroidas Proctan e a linha LaKesia, de cuidados para mãos e pés.
Ambos, então, se tornaram líderes de mercado.
“A LaKesia, por exemplo, adaptou seus produtos para a mulher brasileira após pesquisa com consumidoras e conseguiu se reposicionar para atender às suas necessidades”, ressalta.
Vale ressaltar que hoje o Proctan é a marca que mais cresce em seu segmento, com 24% de market share no mercado brasileiro.
Já a Lakesia tem mais de 50% de market share no segmento de micoses de unha.
E 30% do mercado na categoria de fortalecedores de unha no canal farmácia.
A saber, a marca também foi considerada a marca Top Of Mind por meio de pesquisa feita pela IQVIA em 2019.
Diferencial dos produtos de OTC da Genomma Lab
Para finalizar, Cinthia afirma que o crescimento também se deve à aposta da Genomma Lab na agilidade para antecipar lançamentos da área.
Como ocorreu, por exemplo, com o colírio de lágrimas artificiais Liris que, por meio de uma comunicação educativa, ajuda, então, a empoderar pessoas para que tenham mais saúde e bem-estar.
“O mercado brasileiro é um dos três principais mercados para a empresa, que atua em 18 países. Queremos explorar todo seu potencial e continuaremos em busca do crescimento e da liderança do mercado em todas as áreas que atuamos”, diz.
Fonte: Genomma Lab
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