O grupo suíço Givaudan, líder mundial em fragrâncias e aromas, continua o seu esforço de aquisições com a compra da fabricante britânica de perfumes e aromas Fragrance Oils. A Givaudan anunciou a aquisição na quarta-feira (21), sem divulgar os detalhes da transação.
Esta aquisição permitirá à Givaudan fortalecer a sua posição no mercado local e regional, informou o grupo com sede em Genebra num comunicado.
Fundada em 1967, a empresa britânica Fragrance Oils fabrica aromas para a indústria de perfumes, bem como para a de produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica. A fábrica da empresa está localizada em Radcliffe, a noroeste de Manchester, no Reino Unido, e emprega mais de 250 pessoas, bem como exporta os seus produtos para mais de 90 países, segundo a Givaudan.
Embora o valor da transação não tenha sido divulgado, este representa um volume de negócios anual adicional de aproximadamente 50 milhões de libras (60,7 milhões de dólares) para o negócio, com base nos dados financeiros de 2018 da Fragrance Oils, numa base pro forma.
No ano passado, a Givaudan registou uma faturação de 5,5 mil milhões de francos suíços, sendo 2,5 mil milhões de francos suíços provenientes do seu negócio de perfumes. "A aquisição da Fragrance Oils é mais uma etapa na expansão das nossas capacidades para atender os nossos clientes locais e regionais", declarou em comunicado o CEO da Givaudan, Gilles Andrier.
Após uma longa pausa nas suas operações de crescimento externo, a Givaudan multiplicou as suas aquisições de pequena escala desde a compra da empresa francesa Soliance, em 2014, o que lhe permitiu fortalecer a sua posição no setor de ingredientes para cosméticos.
Em 2018, a empresa realizou uma grande operação lançando uma oferta pública de aqusição da empresa francesa Naturex, enquanto também continuou a comprar empresas mais pequenas, como as francesas Expression Parfumées e Albert Vieille. No final de julho, a empresa anunciou também a aquisição da empresa alemã de perfumes Drom.
Traduzido por Novello Dariella
Comentários