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Para além de um canal de vendas, o e-commerce tem um papel estratégico na Nestlé, sendo também um ponto de acesso e contato para a construção de awareness. A estratégia de digitalização se estende aos pontos de venda físicos, onde a companhia investe no projeto "Gôndola Infinita". "A gôndola infinita foi implementada inicialmente em nosso canal farma, em mais de nove clientes, e o resultado foi muito positivo: a performance superou mais de 30% de crescimento de vendas, além de incrementar o portfólio do espaço físico da categoria que é, em sua maioria, mais restrito. Em 2022, expandimos sua aplicação para o canal alimentar e hoje estamos presentes em cinco clientes e com crescimento acima do duplo dígito de sell out", revela Felipe Votisch, Diretor de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé Brasil, com exclusividade ao Jornal Giro News.

Ecossistema de Digitalização

Na gôndola infinita, por meio de um merchandising personalizado com um QRCode, o consumidor é direcionado ao e-commerce da companhia. A ideia é possibilitar o acesso a um portfólio mais completo do que o da gôndola física. "Para a Nestlé, o e-commerce é um dos maiores canais e driver de aceleração estratégica com plataformas sólidas de acessibilidade de conversão via CRM, dark post, mídia de experiência, social commerce, entre outros recursos", detalha Votisch. As estratégias para o canal incluem desde atendimento personalizado em experiências imersivas para os parceiros varejistas, até presença em aplicativos e marketplaces. Em 2023, transformação digital será um dos focos dos investimentos.

Transformação em Cafés

Segundo o diretor, nos últimos anos, o mercado de cafés passou por um processo de ascensão significativo no Brasil. "Pudemos identificar uma mudança no hábito de consumo dos shoppers e consumidores, que tem se tornado cada vez mais premiunizado e permissivo", analisa. Dado o novo cenário, a Nestlé adaptou todo o seu portfólio da categoria, entre cafés solúveis, torrado e moído, cápsulas e linha especializada em food service. "Ao longo dos anos, Nescafé tem se reinventado de maneira constante e, recentemente, entrou no mercado de cápsulas Nescafé Origens, uma nova linha para ser utilizada em máquinas do sistema Nespresso e que traz tons de cafés diferenciados e especiais." A marca também investe em uma programação promocional que engloba campanhas com a caneca de Nescafé.

Aposta em Candy Bars

Entre os lançamentos já apresentados pela Nestlé neste ano, estão Nescau Extra Cacau 30% e 60% e KITKAT Mini Moments nos sabores de cookies&cream e caramelo. Em chocolates, a novidade faz parte de uma aposta da companhia no segmento de candy bars. "Essa é uma categoria que cresce em duplo dígito e que tem um papel muito importante no mercado de indulgência, sendo sempre uma forma permissiva no consumo dos brasileiros com grande potencial de expansão", destaca Votisch. Para 2023, a companhia prevê mais de 200 inovações e renovações em produtos, além de um calendário de ativações promocionais nacionais, regionais e globais. A companhia pretende, ainda, investir em saudabilidade, inovação em modelos de negócios, extensão da agenda ESG e nos ecossistemas das marcas.

 

Fonte: Giro News

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