Empresas especializadas em medicamentos à base de canabidiol que atuam no Brasil ficaram surpresos com o pedido de cotação de preço para comprar 480 frascos de remédio de maconha por parte da Secretaria de Saúde do Estado de SP.
Siga o DikaJob - YouTube - Instagram - LinkedIn - Telegram - Facebook
Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o pedido visa atender a uma determinação judicial em benefício de um paciente que se trata com canabidiol. O valor, a ser pago pelo órgão em solidariedade com a União, fica em quase R$ 230 mil. O fornecedor, também repassado pela Justiça, é a empresa Ease Labs.
De acordo com a matéria, o mercado de maconha medicinal no Brasil vem crescendo nos últimos anos, em parte sustentado por judicializações. O caso específico dos 480 frascos assusta porque a dosagem é exagerada. Concorrentes receiam que seja uma tentativa de revender.
A Anvisa diz que aciona a fiscalização nos casos em que algum comportamento diferente é identificado. A secretaria diz que é obrigada a cumprir a determinação judicial. Embora o nome do fornecedor tenha sido indicado na decisão, o órgão deu transparência ao mercado distribuindo a solicitação de preço a todos. A secretaria não pode abrir dados como os nomes de pacientes ou médicos que prescreveram. A maior parte das ações é individual.
O produto em questão é o frasco de canabidiol 1500 mg de 30 ml. No site da Ease Labs, uma unidade do modelo com sabor de laranja e essência de lavanda sai por US$ 85.
Comentários