Governo emite alerta de febre amarela no Sul e Sudeste

febre-amarela-blog.png?profile=RESIZE_710xO Globo

Jornalista: Constança Tatsch

16/01/20 - O Ministério da Saúde divulgou ontem um alerta que aponta um aumento do risco de transmissão de febre amarela nos estados do Sul e do Sudeste ao longo do verão. Entre julho de 2019 e 8 de janeiro deste ano, foram confirmadas 38 mortes de macacos pela doença no Paraná(34), São Paulo (3) e Santa Catarina (1). A circulação do vírus nos primatas aumenta o risco de transmissão em humanos. Ao todo, foram 1.087 notificações de mortes suspeitas de macacos em todo o Brasil.


No mesmo período, foram notificados 327 casos suspeitos de febre amarela. Segundo a pasta, 50 seguem sob investigação e um, referente a um paciente que faleceu no Pará, foi confirmado.


O governo orienta que a população se vacine neste verão, uma vez que as duas regiões concentram grandes populações e baixo índice de vacinação. Dessa maneira, o verão de 2020 pode registrar um novo pico da doença.


O infectologista da Fiocruz Rivaldo Venâncio explica que a morte de macacos é um alerta para que a população esteja preparada e vacinada.


Segundo o Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha são pessoas entre nove meses de vida e 59 anos que não tenham comprovação de vacinação. Mais de 16 milhões de doses da vacina contra a febre amarela foram distribuídas pelo Brasil. Mas ainda de acordo com a pasta, os baixos índices de vacinação se repetem no restante do país. Há 71 milhões de doses disponíveis para2020.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob