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A Grünenthal, empresa farmacêutica líder na investigação e gestão da dor[1], divulgou seus resultados anuais de 2023. As receitas líquidas atingiram 1,8 bilhão de euros (aproximadamente 9,8 bilhões de reais), um aumento de 10% em comparação ao ano de 2022.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, da sigla em inglês) ajustado atingiu o valor de 427 milhões de euros (aproximadamente 2,4 bilhões de reais), representando uma diminuição de 3% devido ao aumento dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), aquisições e modernizações das instalações de produção. Desde 2017, a Grünenthal mais do que triplicou seu EBITDA ajustado, desenvolvendo o seu pipeline de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento, adquirindo marcas estabelecidas para complementar o portfólio existente e aumentando a sua presença nos principais mercados farmacêuticos, como os Estados Unidos. A empresa investiu cerca de um bilhão de euros (aproximadamente 5,4 bilhões de reais) em investigação e desenvolvimento desde 2017 e mais de 280 milhões de euros (cerca de 1,52 bilhão de reais) nos seus negócios nos EUA desde 2019.

 

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Um dos Laboratórios de Controle de Qualidade da Grünenthal - divulgação

 

 
 
Os resultados de 2023 foram impulsionados pelo forte desempenho dos negócios nos Estados Unidos, América Latina e Europa. Marcas importantes apresentaram um forte crescimento de dois dígitos em comparação com o ano anterior. A Grünenthal Meds, joint venture de colaboração com a Kyowa Kirin, com o seu portfólio de 13 marcas focadas principalmente na dor, também contribuiu com fortes receitas já no seu primeiro ano. O negócio foi fechado em agosto de 2023, com a Grünenthal detendo uma participação majoritária de 51%, e a empresa pretende adquirir o restante da participação em 2026. Desde 2017, a Grünenthal investiu mais de 2 bilhões de euros (10,8 bilhões de reais, aproximadamente) em aquisições bem-sucedidas.
 
"2023 foi mais um ano de desempenho excepcional, onde vimos os resultados da nossa consistente estratégia de crescimento. Continuamos a investir significativamente na pesquisa e no desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas onde a necessidade de melhores tratamentos para a dor é maior", afirma Gabriel Baertschi, CEO e Presidente da Diretoria Executiva Corporativa da Grünenthal. "Por meio de nossos esforços, podemos ajudar ainda mais pacientes agora, impactando positivamente a sua qualidade de vida e avançando em direção à nossa visão de um mundo sem dor."
 
Por meio de aquisições estratégicas e investigação, a Grünenthal progrediu drasticamente no seu pipeline de P&D nos últimos anos e, em 2024, espera ter projetos de desenvolvimento em todas as três fases de desenvolvimento clínico, com três programas na Fase III. Isso torna a empresa líder do setor[1], com foco em inovações para o tratamento de diversas formas de dor crônica e aguda.
 
Além disso, a Grünenthal pretende impactar positivamente os seus colaboradores, parceiros e a sociedade – ao mesmo tempo que reduz o impacto ambiental das suas atividades empresariais. Em junho de 2023, a Sustainalytics, uma agência de classificação ESG, classificou a Grünenthal entre os 2% principais da subindústria farmacêutica, bem à frente de seus principais pares, sendo classificada na categoria de “baixo risco”.
 
 
Referências

  1. O ranking é baseado nas vendas da corporação (EURO acc. IQVIA fixo – Status 4º trimestre de 2018) na área dos principais opióides, ou seja, buprenorfina, fentanila, hidromorfona, hidrocodona, morfina, oxicodona, petidina, tapentadol, codeína, dextropropoxifeno, di-hidrocodeina, tilidina, tramadol.

 

Fonte: Grünenthal

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