O Grupo L’Oréal, parceiro da Academia Brasileira de Ciências na realização do prêmio Para Mulheres na Ciência, está com uma nova premiação no Brasil voltada para pesquisadores na área da dermatologia de peles negras. O Prêmio “Dermatologia + Inclusiva” busca reconhecer e estimular pesquisas realizadas no Brasil que contribuam para o avanço do estudo de questões dermatológicas de pessoas negras em quatro territórios: fotoproteção & hiperpigmentação, acne & pele oleosa, barreira da pele, couro & fibra capilar.
Para garantir imparcialidade e lisura, a seleção dos quatro vencedores da premiação é feita por uma comissão multidisciplinar de especialistas renomeados no Brasil e no mundo, que analisará os projetos quanto aos critérios técnicos de cada um. O júri é composto por Jaqueline Goes, biomédica, mestra em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa e Doutora em Patologia Humana, Sérgio Schalka, dermatologista graduado e pós-graduado pela Faculdade de Medicina da USP, Patrícia Maia Campos, farmacêutica com mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo, Marco Rocha, dermatologista, mestre e PhD e Francisca Regina, professora Titular de Dermatologia da Universidade do Estado do Pará.
As inscrições podem ser realizadas pelo site até o dia 31 de julho de 2024. Para participar do prêmio, o candidato precisa ter pelo menos a graduação concluída e não precisa ser necessariamente dermatologista. Qualquer pessoa que esteja realizando pesquisa científica translacional que demonstre contribuição para a área de dermatologia, incluindo pesquisadores de diversas áreas do conhecimento como ciências exatas e biológicas, voltadas para pele e cabelo de pessoas negras, pode entrar. A premiação, com valor total de R$200 mil, será concedida através de 4 prêmios individuais de R$50 mil e os vencedores serão anunciados em novembro de 2024.
Comentários