A L’Oréal Pesquisa & Inovação na América Latina recebeu o Prêmio FIRJAN de Sustentabilidade, na categoria “Resíduos Sólidos”, pelo desenvolvimento do Projeto Brick, que transforma resíduos cosméticos em tijolos. A premiação destaca e reconhece as melhores práticas sustentáveis nas indústrias e empresas do estado do Rio de Janeiro.
O projeto nasceu do desafio de reutilizar resíduos cosméticos que seriam descartados. No processo de criação de tijolos, esse material substituiu a água que é usada como matéria-prima tradicional.
O grupo explica que a iniciativa contribui de forma significativa para o Programa L’Oréal Para o Futuro, que busca garantir que suas atividades respeitem os limites do planeta, conforme definido pela ciência ambiental e em linha com a Agenda 2030 da ONU para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“O Projeto Brick é um exemplo inspirador de como a inovação e o compromisso podem ser combinados para alcançar metas ambiciosas de sustentabilidade. Além disso, essa iniciativa está alinhada com os objetivos mais amplos do programa L’Oréal Para o Futuro, que busca não apenas melhorar a eficiência e a responsabilidade ambiental da empresa, mas também impulsionar a inovação e a pesquisa em direção a práticas mais sustentáveis na indústria de cosméticos”, explica Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa & Direitos Humanos do Grupo L’Oréal no Brasil.
“Há mais de uma década o Prêmio Firjan de Sustentabilidade reconhece as melhores ações sustentáveis realizadas pelas empresas do estado do Rio de Janeiro. Em 2023 não foi diferente. O Projeto Brick, vencedor da categoria Resíduos Sólidos apresentou uma solução inovadora para o desafio de como lidar com os resíduos gerados na produção do setor de cosméticos de forma sustentável. O resultado é inspirador e escalável, servindo de referência para outros problemas semelhantes em todo o país”, afirma Jorge Vicente Peron Mendes, Gerente de Sustentabilidade da FIRJAN.
Comentários