Logotipo da GSK (GlaxoSmithKline). REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Foto de arquivo
(Reuters) – A GSK levantou 978 milhões de libras (1,24 bilhão de dólares) com a venda com desconto de uma participação em seu negócio de saúde ao consumidor a Haleon, informou a farmacêutica britânica nesta quarta-feira.
A GSK vendeu cerca de 300 milhões de ações da Haleon a 326 pence por ação, reduzindo sua participação na maior empresa autônoma de saúde do consumidor do mundo para 4,2%.
A alienação marca a terceira vez que a GSK vende uma participação na fabricante de pasta de dentes Sensodyne em menos de um ano, reduzindo sua participação em relação à participação de 12,9% inicialmente retida no negócio.
A Haleon foi formada em 2019 pela fusão dos negócios de saúde ao consumidor da GSK e da Pfizer. A Pfizer detém uma participação de 32% na Haleon, de acordo com a GSK.
A GSK havia levantado 885,6 milhões de libras (US$ 1,12 bilhão) com uma venda de participação com desconto na Haleon em outubro do ano passado.
Após a venda de quarta-feira, a GSK pode continuar sendo a segunda maior acionista da fabricante de Advil Haleon, de acordo com dados da LSEG.
A GSK havia dito anteriormente que o spin-off da Haleon e as subsequentes vendas de participação permitiriam que a empresa aumentasse seu foco em vacinas e doenças infecciosas e financiasse acordos para reforçar um pipeline de medicamentos sem brilho.
As ações da Haleon fecharam a 333,6 pence, enquanto a GSK fechou a 1.581 pence no final do pregão de terça-feira.
($1 = 0,7916 libras)
Fonte Reuters | Reportagem de Anchal Rana em Bengaluru; Edição de Tasim Zahid
Comentários