GSK manteve silêncio sobre os riscos de câncer com Zantac

10972484469?profile=RESIZE_180x180

As pílulas de azia de Zantac são vistas nesta ilustração de foto tirada em 1º de outubro de 2019. REUTERS/Brendan McDermid/Ilustração

 

 

Glaxo diz que a droga para azia não causa tumores. Mas a empresa foi avisada por seus próprios cientistas e pesquisadores independentes sobre o perigo potencial

 

by Brendan Pierson | Reuters

 

O primeiro julgamento agendado sobre alegações de que o medicamento para azia Zantac, da GSK, causou câncer, que estava programado para começar na segunda-feira, foi adiado, provavelmente por vários meses.

O caso, apresentado pelo morador da Califórnia James Goetz no Tribunal Superior do Condado de Alameda, agora deve ir a julgamento em junho ou julho, embora ainda não tenha sido definida uma data, disseram porta-vozes da GSK e dos advogados de Goetz na quinta-feira.

Goetz alega que desenvolveu câncer de bexiga ao tomar Zantac, e seu caso oferecerá um teste inicial de como as reivindicações de câncer de Zantac podem se sair nos tribunais estaduais.

Em dezembro, um juiz federal rejeitou todos os casos de Zantac em um tribunal federal, cerca de 50.000, depois de descobrir que as opiniões das testemunhas especializadas dos queixosos ligando o Zantac ao câncer não eram apoiadas por uma ciência sólida.

Dezenas de milhares de casos ainda permanecem nos tribunais estaduais, muitos consolidados perante o juiz Evelio Grillo, na Alameda. Grillo está atualmente considerando que testemunho de especialistas permitir no julgamento de Goetz.

O Zantac, aprovado pela primeira vez pela Food & Drug Administration dos EUA em 1983, tornou-se o medicamento mais vendido do mundo em 1988 e um dos primeiros medicamentos a superar US $ 1 bilhão em vendas anuais.

Originalmente comercializado por um precursor da GSK, mais tarde foi vendido sucessivamente para a Pfizer Inc (PFE. N), Boehringer Ingelheim e, finalmente, Sanofi SA (SASY. PA). Todas as quatro farmacêuticas estão enfrentando processos da Zantac e negaram que a pílula cause câncer.

Em 2019, alguns fabricantes e farmácias interromperam as vendas do medicamento devido a preocupações de que seu ingrediente ativo, a ranitidina, se degradasse ao longo do tempo para formar um produto químico chamado NDMA. Enquanto NDMA é encontrado em baixos níveis em alimentos e água, é conhecido por causar câncer em quantidades maiores.

Em 2020, a FDA retirou todas as marcas remanescentes da Zantac e das versões genéricas do mercado, desencadeando uma onda de ações judiciais.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob