12176216867?profile=RESIZE_710x

 

Nesta quarta-feira a gigante biofarmacêutica britânica GSK abriu processo contra a Pfizer em um tribunal dos EUA. A empresa alega que a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) da Pfizer, Abrysvo, viola os direitos de patente da GSK com sua vacina - Arexvy - para VSR .

No processo movido no tribunal federal de Delaware, a GSK informou que a vacina da Pfizer, com sede em Nova York, infringe quatro de suas patentes relacionadas ao antígeno que suas vacinas usam para combater o Doença respiratória.

A Pfizer disse em um comunicado que está "confiante em sua posição de propriedade intelectual" e "defenderá fortemente" a sua direito de levar a Abrysvo aos pacientes.

Ambas as vacinas foram aprovadas pela Food and Drug dos EUA Administração em maio para uso em adultos com mais de 60 anos. São as primeiras vacinas aprovadas para prevenir o VSR, que causa 14.000 mortes em adultos com 65 anos ou mais nos Estados Unidos anualmente, segundo estimativas do governo.

A Pfizer e a GSK estão em uma corrida apertada para explorar o mercado de vacinas para o VSR, que pode ultrapassar US$ 10 bilhões até 2030; segundo analistas. As vacinas fazem parte das estratégias das duas empresas para substituir medicamentos envelhecidos que enfrentarão genéricos mais baratos.

Um porta-voz da GSK disse em um comunicado que as proteções de propriedade são a "base da pesquisa a capacidade das empresas de impulsionar a inovação", e que o processo não deve afetar a capacidade da GSK de lançar o Arexvy.

A GSK disse no processo que a Pfizer começou a trabalhar em seu VSR programa em 2013, pelo menos sete anos depois que a GSK e a Pfizer sabia da tecnologia patenteada pela GSK em 2019, quando a empresa começou a contestar a validade do versões das patentes.

(Reportagem de Blake Brittain em Washington; Adicional Reportagem de Michael Erman em Nova York; Edição de David Bario, Will Dunham, Mark Porter e Jonathan Oatis).

 

Fonte: Reuters

 
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob