A ilustração mostra o logotipo da GSK (GlaxoSmithKline) e o gráfico das açoes em ascensão
Por Maggie Fick e Natalie Grover
(Reuters) - A GSK superou hoje - 01/02/2023 - as previsões de lucro e vendas do quarto trimestre, ajudada pelas vendas de sua vacina de sucesso contra o herpes zoster, a Shingrix, e revelou uma previsão otimista para 2023.
A perspectiva positiva e os fortes resultados do 4º trimestre são o mais recente endosso da presidente-executiva Emma Walmsey em relação à spin-off da Haleon a divisão de negócios de consumo, no ano passado.
Após anos de baixo desempenho em relação a seus pares e em grande parte perdendo o lucrativo mercado de vacinas contra a COVID-19.
Nesta quarta-feira, a empresa divulgou lucro ajustado do quarto trimestre de 25,8% por ação sobre vendas de cerca de 7,4 bilhões de libras (9,11 bilhões de dólares).
Isso superou os 21,2 pence por ação sobre as vendas de cerca de 7,1 bilhões de libras esperadas por analistas em um consenso compilado pela empresa.
A Shingrix gerou 769 milhões de libras no trimestre encerrado em 31 de dezembro, superando os 748 milhões nas estimativas da GSK. O volume de negócios da GSK também foi ajudado por vendas melhores do que o esperado de seus tratamentos respiratórios e de HIV.
Às 0900h0 GMT, as ações da GSK subiam 4,1%, superando o FTSE 0, que subia 3,<>%.
Tendo sobrevivido a uma revolta prolongada dos investidores ativistas Elliott e Bluebell, as perspectivas da GSK foram impulsionadas em 2022 pelo sucesso dos ensaios clínicos de uma potencial vacina de sucesso para o vírus sincicial respiratório (VSR) - uma das principais causas de pneumonia em crianças e idosos - e atividade de M & A.
Mas sofreu reveses recentes em seu portfólio de oncologia. "A grande questão é a oncologia, há muito ceticismo sobre o retorno em dólares que a GSK vem obtendo", disse Emily Field, analista do Barclays.
O litígio nos EUA sobre o medicamento para azia Zantac também assustou os investidores, prejudicando as ações da GSK no segundo semestre de 2022. Alguns desses temores foram diminuídos com uma decisão favorável em dezembro, mas outros processos permanecem.
PREOCUPAÇÕES COM O PIPELINE
A potencial vacina contra o VSR da GSK foi um impulso muito necessário, disse Sebastian Skeet, analista sênior da Third Bridge. "No entanto, no contexto do desempenho recente, e sem qualquer contribuição da Covid-19, a orientação da GSK para 2023 demonstra um impulso melhorado", disse ele.
Na quarta-feira, a GSK previu que o lucro operacional ajustado de 2023 subiria de 10% a 12%, com as vendas subindo de 6% a 8%, excluindo quaisquer contribuições de seu negócio de soluções COVID-19 a taxas de câmbio constantes.
Alguns analistas levantaram preocupações sobre o futuro a longo prazo da empresa, com alguns dos medicamentos mais vendidos para HIV prestes a perder as patentes.
"Eles realmente não têm um ativo farmacêutico (fora HIV) ", disse Michael Leuchten, analista do UBS, à Reuters na terça-feira. "Eles precisam encontrar algo, neste momento não está claro para onde vão."
As ações da GSK ficaram atrás da maioria de suas rivais nos últimos anos. As ações caíram cerca de 20% desde janeiro de 2020, enquanto as ações da rival AstraZeneca saltaram mais de 40% no mesmo período.
($1 = 0,8120 libras)
(Reportagem de Maggie Fick e Natalie Grover; edição de Jason Neely e Elaine Hardcastle)
Comentários