A farmacêutica brasileira Halex Istar lança o primeiro paracetamol injetável em bolsas prontas para uso no mercado brasileiro. O medicamento, chamado Halexminophen, contribuirá com o tratamento de pacientes em clínicas e hospitais que apresentam dor aguda — como dores lombares, cólica renal ecrises de enxaqueca –, febre ou que estão em recuperação pós-operatória. Ainda, beneficiará pessoas alérgicas a outros produtos analgésicos como dipirona e anti-inflamatórios.
Siga o DikaJob
YouTube - Instagram - LinkedIn - Telegram - Facebook
“A chegada do Halexminophen ao mercado brasileiro beneficiará tanto os pacientes quanto o trabalho dos profissionais de saúde, que poderão contar com um produto eficaz, seguro e de manuseio muito mais prático. Buscamos sempre trazer soluções que contribuam de forma significativa para os tratamentos médicos no país”, afirma Paulo Dante, CEO da Halex Istar.
Amplamente utilizado em diversos países, o medicamento também facilitará o trabalho dos anestesiologistas. De acordo com a Dra. Christiane Pellegrino Rosa, anestesiologista do Hospital Sírio Libanês e gerente médica da Halex Istar, o paracetamol injetável pronto para uso permite a reduzir o tempo de manuseio, bem como a incidência de erro de preparação. “Quando o profissional lida com pacientes com dor aguda, o tempo é o melhor recurso. Por isso, ter a oportunidade de trabalhar com a solução pronta para uso beneficia diretamente o paciente com um alívio rápido da dor e muitas vezes acelerando a sua recuperação”, comenta.
O Halexminophen poderá ser utilizado em pacientes que estão em jejum ou cuja via oral não está disponível como, por exemplo, nos casos de pacientes que estão acordando em recuperação pós-cirúrgica ou que tenham dificuldade de deglutição.
O produto também facilita o tratamento de pacientes alérgicos ou com outras restrições a outros medicamentos, principalmente a dipirona. “Até o momento, quando tínhamos que manusear um analgésico em um paciente alérgico, o fazíamos por meio de uma sonda. Agora, conseguiremos aliviar mais rapidamente a dor pós cirúrgica, reduzir o consumo de opioides e assim dar mais satisfação ao paciente durante o período de internação. Além disso, reduzir o tratamento via oral, faz com que consigamos transpassar o efeito de primeira passagem pelo fígado, proporcionando uma proteção hepática para o paciente”, diz a especialista.
Esta nova formulação reduz significativamente a dor no local da injeção e a ocorrência de flebite o que é mais comum ocorrer com outros analgésicos. Um benefício muito importante é que vários estudos clínicos demonstraram que o paracetamol reduz o consumo de opioides – drogas que atuam no sistema nervoso para a redução de dor e que estão relacionadas a riscos como a depressão respiratória e a desconfortos como a constipação intestinal que é um dos fatores que pode prolongar o período de internação. Além disso, os opioides, apesar de eficazes no alívio da dor, estão relacionados a dependência física e podem causar sintomas de abstinência se forem usados de forma contínua, bem como afetar a constipação – fator relacionado diretamente à permanência hospitalar.
O Halexminophen contém 10mg/ml de paracetamol e será comercializado em duas formas de apresentação: bolsas de 50ml com 500mg e com 100ml contendo 1000mg que visam atender públicos diferentes em seus tratamentos, tais como: infantil, adulto, geriátrico ou pessoas com condições de saúde variadas. A dosagem indicada para cada paciente deve ser determinada pelo médico.
Como se trata de uma nova formulação para uso em pacientes hospitalizados, a Halex Istar, vai investir em um programa de educação médica continuada para rapidamente capacitar os profissionais de saúde quanto à dosagem e ao manuseio do produto e diminuir quaisquer outras dúvidas por meio de seus representantes em todo o país. O conteúdo será baseado também em monografias, estudos científicos e experiências internacionais de médicos que já fazem uso deste fármaco no exterior.
Fonte: 2+Farma
Comentários