A Hypera Pharma registrou lucro líquido de R$ 658,1 milhões no primeiro semestre, 14% superior ao mesmo período de 2018. O crescimento da companhia em vendas ao varejo foi um dos pontos altos do balanço do período, com alta de 10,4%, índice 1,8% acima do incremento do mercado farmacêutico, de acordo com a IQVIA.
O Ebtida – lucros sem contabilizar juros, impostos, depreciação e amortização – foi de R$ 684,2 milhões, uma queda de 2,6% na comparação com o primeiro semestre de 2018. Mas esse indicador está associado aos crescentes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, que somaram R$ 60,3 milhões entre janeiro e junho – valor 45% superior ao do mesmo período de 2018. A empresa destinou outros R$ 380,5 milhões em ações de marketing e merchandising no PDV.
O resultado refletiu a diversidade de lançamentos em todas as unidades de negócios. Só no segundo trimestre foram 25 novos produtos, com destaque para as novas versões do Benegrip – Multi Dia e Multi Noite – e para o Vitasay 50+, suplemento vitamínico com formulação exclusiva e desenvolvido para a melhor idade. Essas marcas foram determinantes para impulsionar o volume de transações no segmento de consumer health.
Outra área que registrou uma melhora foi a de produtos de prescrição, favorecida pela ampliação da equipe de visitação médica. A exceção ficou por conta do mercado de vitamina D, com redução de 6,3% no faturamento.
Comentários