Hypera Pharma vai ampliar sua capacidade de produção em 50%

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por Stella Fontes

Valor Econômico

SÃO PAULO  -  (Atualizada às 12h52) O presidente da Hypera Farma (antiga Hypermarcas), Claudio Bergamo, afirmou na manhã desta segunda-feira (26) que a companhia já iniciou um programa de expansão e modernização que resultará na ampliação de 50% da capacidade instalada, incluindo a construção de uma nova fábrica no complexo industrial de Anápolis (GO).

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"Esse programa vai elevar a capacidade em 50% nos próximos dois a três anos", disse, em teleconferência com analistas para comentar os resultados do quarto trimestre.

Conforme o executivo, a companhia encerrou 2017 com caixa líquido de R$ 265 milhões, após a distribuição de dividendos. No ano passado, a Hypera distribuiu cerca de R$ 1,2 bilhão a seus acionistas, dos quais R$ 409,8 milhões em dividendos (ou R$ 0,65 por ação) e R$ 821,9 milhões em redução de capital concluída em julho. "Para 2018, pretendemos continuar com a política de distribuição de resultados", disse Bergamo.

O ano passado, afirmou o executivo, foi marcado pela transformação da companhia para empresa em farmacêutica pura, o que levou à alteração da marca corporativa para Hypera Pharma.

"Nasce como empresa líder no mercado farmacêutico nacional, com 10% de participação no varejo, foco da companhia", afirmou.

Novos lançamentos

A Hypera Pharma planeja lançar mais de 20 produtos ao longo deste ano, com impacto positivo no índice de inovação. De acordo com o presidente da farmacêutica, a meta é chegar a 31% de participação dos produtos lançados nos últimos cinco anos na receita líquida, contra 28% em 2017. O índice do ano passado foi o mais alto já registrado pela companhia.

Dentre os lançamentos programados, o executivo destacou um genérico do Annita (nitazoxanida), medicamento usado no tratamento da diarreia e que elimina vermes. A Hypera conseguiu na Justiça o direito de produzir a versão genérica do produto.

"Estamos trabalhando para a renovação constante do nosso portfólio. O índice de inovação tem correlação forte com o crescimento do mercado", acrescentou.

Em 2017, disse Bergamo, a demanda pelos produtos da Hypera subiu 14,7% pelo critério que considera os descontos concedidos (PPP, na sigla em inglês), 3,4 pontos percentuais acima do mercado farmacêutico, que cresceu 11,3% nos segmentos de atuação da empresa. "Isso está em linha nosso objetivo de crescer 2 a 3 pontos percentuais acima do mercado a médio e longo prazos", afirmou.

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