André Natale/EPTV
Fogo começou na manhã deste sábado (20). Indústria fica na margem da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, a Campinas-Monte Mor. Não há feridos.
Por Fernando Evans, Patrícia Teixeira, André Natale, Cristina Maia e Marília Rastelli, G1 Campinas e Região e EPTV
Um incêndio de grandes proporções atingiu a indústria farmacêutica EMS neste sábado (20), em Hortolândia (SP). Uma grande coluna de fumaça podia ser vista de longe. Imóveis foram evacuados no entorno. Segundo a empresa, o incêndio começou por volta das 11h30.
Um evento com famílias e filhos de funcionários estava ocorrendo na empresa quando o fogo começou. De acordo com a EMS, funcionários e visitantes deixaram o local e não há feridos. [Veja nota na íntegra no fim da reportagem]
Do lado de fora, no fim da manhã, foi possível ver que parte da estrutura lateral desabou. Barulhos de explosões eram ouvidos no entorno da empresa.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">De acordo com a Polícia Militar, o vento forte ameaçou a propagação do incêndio em direção às residências. Moradores foram retirados dos imóveis. Imagens postadas no Twitter mostram a saída de moradores e animais das casas localizadas na rua lateral da indústria.
A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, conversou com funcionários no local, que informaram ter cerca de 1 mil a 1,2 mil pessoas trabalhando na empresa no fim de semana. Neste turno da manhã havia cerca de 500 profissionais. A indústria é uma das maiores do Brasil.
Fogo no almoxarifado
O fogo teria começado na área do almoxarifado, onde embalagens são montadas para transporte dos remédios e produtos. De acordo com informações da EMS, o fogo atingiu a área de desenvolvimento de produtos e parte do almoxarifado.
Segundo funcionários, no local há muito estoque de embalagens, papelão, vidros e plásticos. E, ainda, estoques de produtos químicos usados na fabricação de remédios, e produtos já acabados.
Segundo a empresa, a EMS possui o maior portfólio no Brasil entre anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, antiulcerosos, anti-hipertensivos, anti-helmínticos, antidiabéticos, corticoides tópicos e antigripais.
Segundo a empresa, a EMS possui o maior portfólio no Brasil entre anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, antiulcerosos, anti-hipertensivos, anti-helmínticos, antidiabéticos, corticoides tópicos e antigripais.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">O que diz a EMS
Em nota, a empresa farmacêutica destaca que o incêndio começou por volta das 11h30, e atingiu uma área de seu Centro de Pesquisa & Desenvolvimento e do Almoxarifado, na unidade da empresa em Hortolândia.
"O Corpo de Bombeiros chegou ao local rapidamente e ainda está trabalhando no combate às chamas. A Brigada de Emergência funcionou imediatamente, evacuando todos os espaços, onde havia cerca de 80 colaboradores. Não há feridos. As causas estão sendo investigadas."
Comentários