A empresa Ingá Materiais Médicos Hospitalares, de Maringá (Noroeste), vai implantar uma nova unidade fabril para ampliar e diversificar a produção, incluindo a de medicamento ainda não fabricado no Brasil. O investimento, de R$ 4 milhões, tem o apoio do Governo do Estado, por meio do programa Paraná Competitivo.
O protocolo de intenções para enquadramento da empresa no programa foi assinado pela governadora Cida Borghetti e o diretor-presidente da Ingá, Carlos Gilberto Almodin, nesta sexta-feira (6), em Maringá. A governadora afirmou que é mais um investimento que estimula a inovação no Paraná e cria oportunidades de empregos qualificados. “A Ingá atua em uma área essencial, que é a da saúde, e tem a marca do pioneirismo”, afirmou Cida.
Almodin disse que na nova unidade, que ficará anexo à planta já existente próximo do município de Paissandu, será produzido o FCH recombinante, um hormônio para induzir ovulação em mulheres que precisam engravidar. “A Inga tem várias frentes, como reprodução humana, oftalmologia e urologia. E temos uma área de desenvolvimento e pequisa com cientistas altamente preparados”, afirmou Almodin.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">Ele explicou que só existem três fabricantes no mundo do medicamento, nenhum nas Américas, inclusive nem nos EUA. “É uma grande tecnologia, já estamos trabalhando em pesquisa e desenvolvimento há cinco anos e agora estamos nos aproximando para chegar a escala industrial”, disse.
A nova unidade terá em torno de 2 mil metros quadrados e a previsão é que a produção inicie em quatro a cinco anos “Temos várias fases de desenvolvimento com normativas da Anvisa e legislação internacional”, informou Almodin.
Criado no ano 2000, a Ingámed iniciou a fabricação dos primeiros campos cirúrgicos descartáveis do Brasil, visando produzir a custos reduzidos um material de qualidade igual ou superior ao importado, os quais eram as únicas opções, especialmente na área de oftalmologia. A empresa iniciou as atividades focando, também, a pesquisa e desenvolvimento. A Ingá atua com produtos descartáveis cirúrgicos, utensílios para laboratórios de reprodução humana, meios de cultivo de embriões e oócitos (ovócitos) e distribuição de produtos urológicos.
Fonte: Indústria & Comércio
Comentários