9849579066?profile=original

Evento Angels Fórum que acontece hoje e amanha, reunirá médicos, especialistas e o cantor Arlindinho Cruz, filho do sambista Arlindo Cruz, que se recupera de um AVC sofrido em 2017

 

São Paulo, abril de 2019 – Reconhecer, identificar os sinais de alerta e fazer uma avaliação inicial do AVC logo que o paciente entra num hospital são pontos cruciais para salvar vidas e evitar as sequelas da doença. Diante deste cenário, a Boehringer Ingelheim criou a Iniciativa Angels, que visa aumentar o número de centros capacitados para o atendimento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) agudo, e comemora a marca de 157 hospital capacitados em 18 Estados mais o Distrito Federal.

 

"O atendimento a quem sofreu um AVC é emergencial. Por isso, este tipo de treinamento oferecido pela iniciativa Angels é tão importante, já que prepara o hospital para receber, atender e tratar rapidamente o paciente e, consequentemente, diminui o risco de sequelas graves como problemas de movimentação, linguagem, memória e etc", disse a Dra. Thais Melo, Diretora Médica da Boehringer Ingelheim.

 

O acidente vascular cerebral (AVC), é principal causa de incapacidade funcional no mundo¹ e segunda causa mais comum de morte globalmente4-5, além de ser uma das principais também no país2-3. Responsável por causar, anualmente, 6,5 milhões de óbitos no mundo6, , no Brasil também aponta para dados alarmantes: segundo o Ministério da Saúde, a doença que mata quase 100 mil pessoas no país anualmente, ou seja, a cada 5 minutos, um brasileiro morre após sofrer um AVC7. Existem dois grandes grupos de acidentes vasculares cerebrais: os isquêmicos e os hemorrágicos. 85% dos casos de AVC ocorrem na forma isquêmica, ou seja, quando há a obstrução em um vaso sanguíneo que fornece sangue ao cérebro, bloqueando a passagem de oxigênio para as células locais. Já os outros 15% são referentes à forma hemorrágica, quando um vaso enfraquecido rompe e sangra no cérebro8.

 

Angels Fórum acontece em abril na cidade de São Paulo e reúne profissionais de saúde para atualização sobre AVC

Hoje e amanhã  a cidade de São Paulo receberá médicos e profissionais de saúde de hospitais parceiros ou interessados em participar da iniciativa Angels. Na ocasião, estarão reunidos especialistas renomados para um debate sobre os avanços no cenário de atendimento e tratamento ao paciente que está sofrendo um AVC. Também participa do evento o cantor Arlindinho Cruz, que contará um pouco sobre a sua experiência (e de toda a família) em relação à doença, já que seu pai, o sambista Arlindo Cruz, vem se recuperando gradualmente de um AVC sofrido em 2017.

 

Referências:

  1. Feigin VL, Krishnamurthi RV, Parmar P, et al. Update on the Global Burden of Ischemic and Hemorrhagic Stroke in 1990-2013: The GBD 2013 Study. Neuroepidemiology. 2015;45(3):161–76.
    1. Mansur AP, Favarato D. Trends in Mortality Rate from Cardiovascular Disease in Brazil, 1980-2012. Arq Bras Cardiol. 2016, 107(1), 20-5.
    2. World Stroke Campaign. Brochure.
    3. Drauzio Varella. Acessado em 19 de março de 2019. Disponível em https://drauziovarella.uol.com.br/cardiovascular/5-coisas-que-voce-precisa-saber-para-agir-em-caso-de-avc/
    4. Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Acidente Vascular Cerebral. Disponível em <http://sbdcv.org.br/publica_avc.asp>
  1. Lessa I. Epidemiologia das doenças cerebrovasculares no Brasil. Ver. Soc. Cardiol. Estado de São Paulo. 1999; 4. 509-18.
  2. Lozano R, Naghavi M, Foreman K, et al. Global and regional mortality from 235 causes of death for 20 age groups in 1990 and 2010: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2010. Lancet 2012; 308:2095-128..
  3. Hankey G. The global and regional burden of stroke. Lancet Glob Heath 2013 ;1:e239-40.
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob