Tratamento com tirzepatida alcançou resultados semelhantes aos da cirurgia bariátrica

Tratamento com tirzepatida alcançou resultados semelhantes aos da cirurgia bariátrica
ANDRES AYRTON/PEXELS

 

Participantes de estudo que já haviam emagrecido 6,9% antes conseguiram eliminar mais 18,4% do peso durante tratamento com o remédio

 

R7

 

Um novo estudo publicado na revista científica Nature Medicine, mostrou que injeções semanais de tirzepatida, associadas a mudanças prévias no estilo de vida, resultaram em uma perda de peso de 24,3% após 84 semanas (19 meses). Os participantes da pesquisa que aderiram a esse esquema emagreceram, em média, 29 kg.

Os voluntários que integraram o estudo eram adultos com obesidade ou sobrepeso e comorbidades relacionadas ao peso, exceto diabetes tipo 2. Eles passaram por um período de 12 semanas de intervenções, como mudança na alimentação e atividade física.

Em seguida, uma parte iniciou o tratamento com as injeções de tirzepatida, e a outra recebeu placebo (substância sem efeito terapêutico). Nenhum integrante sabia realmente se estava ou não tomando o medicamento.

"Esses são achados extraordinários, que mostram que os participantes — que já haviam perdido 6,9% de seu peso corporal em relação à linha de base com aconselhamento dietético e atividade tradicionais — perderam mais 18,4% do peso corporal quando receberam a tirzepatida, em comparação com um ganho [de peso] de 2,5% nos participantes que receberam placebo", comentou o principal autor do estudo, o pesquisador Thomas Wadden, da Universidade da Pensilvânia.

Para a segunda autora do estudo, a professora Ariana Chao, da Universidade Johns Hopkins, chama atenção a perda de peso significativa dos participantes que estiveram no grupo que mudou hábitos e tomou a medicação.

"Desde o início da intervenção intensiva no estilo de vida, os participantes tratados com tirzepatida tiveram uma perda média de peso corporal de 64 libras [29 kg]. Há muito tempo profissionais de saúde procuram estratégias para ajudar pacientes com obesidade a alcançar perdas dessa dimensão, o que pode beneficiar a saúde e a qualidade de vida deles."

Wadden reiterou algo que já havia sido observado em outros estudos e também se repetiu neste.

"Os pacientes que receberam intervenção no estilo de vida e tirzepatida alcançaram uma perda média de peso consistente com a produzida pela gastrectomia em manga, um procedimento amplamente utilizado na cirurgia metabólica e bariátrica. A tirzepatida pode oferecer uma alternativa segura e altamente eficaz à cirurgia em algumas pessoas com obesidade severa."

A tirzepatida, cujo nome comercial é Mounjaro, foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em setembro deste ano e deve chegar ao mercado nos próximos meses.

Embora o registro tenha sido concedido somente para o tratamento de diabetes tipo 2, estudos como esse divulgado hoje fazem com que médicos em todo o mundo já prescrevam essa droga em caráter off label (sem indicação em bula) também para a perda de peso em pacientes com obesidade ou sobrepeso e comorbidades associadas.

A tirzepatida é um agonista dos receptores de GIP (peptídeo insulinotrópico dependente de glicose) e receptor do GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon-1), combinados em uma única molécula, com aplicação por injeção subcutânea uma vez por semana.

O GIP é um hormônio secretado pelo intestino em resposta à ingestão de alimentos, enquanto o GLP-1 é secretado pelo intestino e pelo pâncreas em resposta à glicose.

Assim como a semaglutida (Ozempic), a tirzepatida promove redução da fome, aumento da saciedade e maior motilidade intestinal.

"Os efeitos colaterais mais comuns do Mounjaro incluem náusea, diarreia, diminuição do apetite, vômito, prisão de ventre, indigestão e dor de estômago (abdominal)", diz o laboratório fabricante, o americano Eli Lilly.

Efeitos colaterais mais graves podem incluir pancreatite, hipoglicemia, insuficiência renal, alterações na visão e problemas de vesícula biliar, entre outros.

É fundamental que o uso desse medicamento seja feito sob acompanhamento médico.

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob