Fatores que podem contribuir para a inovação na sua empresa

9849747478?profile=original

Imagem de athree23 por Pixabay

Criatividade e Excelência Operacional são fundamentais e ganhos são maiores para quem se arrisca em novas ideias

Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.

Provérbios 4:25

by Joni Mengaldo

 

A inovação é um pilar e se torna o fundamento para que uma companhia tenha mais efetividade e retorno. O Programa Brasil Mais, do governo federal, Sebrae, Senai e ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento da Indústria), divulgou um estudo em agosto de 2021 com aproximadamente 5 mil empresas que em processo de gestão apostam em inovação, pequenos negócios tiveram aumento de 52% na produtividade, além de melhoria de 18% no faturamento em média.

Ter uma gestão proativa e corajosa em novas ideias alavancam empreendedores, a frente na competição acirrada que vivemos.

Há possibilidade de risco no processo de inovação? Certo que sim, no entanto, quem fica imóvel  e não aposta nas mudanças é que tende a obsolescência. Por isso ter uma metodologia adequada pode minimizar os riscos na tomada de decisão

Quero destacar algumas atitudes inovadoras que um empreendedor ou profissional precisar incorporar:

 

1 - Tenha propósito

Gosto de usar a estratégia mineira, que é o método ON.  Conhece? Ele costuma dizer: 'ONCOTÔ ONCOVÔ". 

Se temos a intenção de inovar, precisamos mudar processos e ter um propósito claramente definido pode garantir que objetivos como aumento do número de clientes e a satisfação do consumidor sejam conquistados. 

  • O que estamos fazendo gera valor?
  • Por que estamos fazendo isso?

Se há um propósito claramente definido, isso é mais que apenas algo novo, por exemplo, uma mudança de comunicação visual não é inovação.

 

2 - Lifelong Learning

Para se criar uma cultura de inovação é fundamental que a corporação traga atualização constante para seus colaboradores com treinamento, novas metodologias e processos.

Um time lifelong learning, com lideres que ensinam e fazer o mentoring com seus colaboradores é um estilo e hábito de trabalho.

Vivemos um momento adaptativo e o novo de ontem, pode estar ultrapassado hoje. Aprender, desaprender, significar, ressignificar, criar, tentar, simplificar..... são verbos que temos que usar no infinitivo e no gerúndio.

 

3 - Coragem para ser criativo

Executar a inovação exige que mostremos nossa criatividade.

Temos receios, bloqueios e muitas vezes nos sentimos acuados para expor nossas ideias.

Surgem perguntas do tipo: O que o outro pensa sobre minha sugestão?

O medo de sermos julgados se torna um dos maiores bloqueadores da criatividade e inovação; com isso oportunidades podem se perder.

Todos temos filtros, nossos e os colegas, por valores, crenças pessoais, situação e história de vida, uma cultura antiga intolerante, coercitiva e com gestão diretiva com punição do erro podem minar nossa participação e colaboração.

 

4 - Entusiasmo e estímulo 

A organização precisa oferecer condições e cultura inovadoras, trabalhando as atitudes, comportamentos e competências que tragam estímulo e entusiasmo para a mudança.

Um ecossistema de soluções de problemas pressupõe uma organização e mobilização no ambiente empresarial que torne isso possível.

Manter uma rotina rígida e prover a oportunidade da vivência pelos colaboradores, que inclusive possam dedicar uma parte de seu dia para revisar processos

Empresas campeãs em inovação permitem que parte do tempo dos colaboradores sejam para inovação e inclusive de assuntos ou hobbies de seu interesse.

 

5 – Clientes apegado ao produto

Um grande receio que pode surgir pela empresa é que os clientes estejam apegados ao produto ou serviço, e, convenhamos, isso é muito bom, ter clientes fiéis.

Mas precisamos aprender a "fritar o peixe e olhar o gato" e continuar a nos manter corporativamente vivos, ao olhar o que vem pela frente.

Um momento disruptivo que vivemos pode matar nosso negócio, ou, até mesmo, alterar abruptamente todo um segmento, lembra da Netflix e Blockbuster? Eu fui um grande cliente da Blockbuster e hoje só da Netflix. Houve uma curva de aceitação e não fui um dos primeiros assinantes.

Não podemos ter receio em arriscar e inovação.

Amenizar os riscos compõe nosso propósito ao desenvolver ou redesenhar um produto/serviço, com planos de contingência e trazendo a visão dos clientes para o processo.

Acompanhe meus artigos e pensamentos.

Valeu, até o próximo!

Joni Mengaldo

Quer falar comigo? Me escreva: dikajob@dikajob.com.br

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob