O foco da empresa será progredir na validação clínica de seu tratamento de fibrose pulmonar idiopática
A Insilico Medicine concluiu uma rodada de financiamento da Série E, levantando US$ 110 milhões para progredir no desenvolvimento de seu pipeline de medicamentos e plataforma de IA.
O fundo de private equity do Value Partners Group liderou a rodada de financiamento com apoio adicional de novos investidores focados na indústria e na tecnologia, bem como apoio contínuo de investidores mundiais atuais.
A empresa planeja refinar seus modelos e algoritmos de IA e ampliar seu laboratório automatizado, com o objetivo de agilizar os processos de pesquisa e desenvolvimento.
O foco será progredir na validação clínica de seu tratamento de fibrose pulmonar idiopática (FPI) e acelerar o desenvolvimento de outros pipelines de medicamentos.
O rentosertib, o candidato desenvolvido para o tratamento da FPI, mostrou tolerabilidade e segurança favoráveis em um ensaio clínico de Fase IIa concluído.
Desde sua última rodada de financiamento, a empresa fez avanços no desenvolvimento da plataforma Pharma.AI e seu pipeline de descoberta de medicamentos.
A plataforma engloba medicina clínica, química generativa, pesquisa científica e biologia.
Ele foi atualizado com mecanismos acionados por grandes modelos de linguagem, como um modelo de base multimodal destinado a linguagens naturais e químicas chamado Nach01 e a assistente de pesquisa generativa multiagente Dora.
A Insilico implantou recentemente o primeiro cientista de IA humanóide bípede no Life Star1, seu laboratório totalmente robótico que se integra a essa plataforma.
O portfólio de descoberta de medicamentos da empresa, impulsionado por Pharma.AI, agora inclui 30 ativos de propriedade integral, com 10 com autorização de novos medicamentos em investigação.
O CEO e fundador da Insilico Medicine, Alex Zhavoronkov, declarou: "Os fundos arrecadados acelerarão o avanço de nosso pipeline de medicamentos e plataforma de IA, solidificando ainda mais a liderança da Insilico neste setor em rápida evolução".
Em janeiro de 2024, a empresa fez parceria com a subsidiária da Menarini, Stemline Therapeutics, para desenvolver um inibidor de KAT6A de molécula pequena destinado ao tratamento de cânceres sensíveis a hormônios, com foco no câncer de mama ER +/receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2-.
Fonte: Pharmaceutical Technology
Comentários