Integração de programas agiliza atendimento na área de saúde

por Gleise de Castro

Valor Econômico


25/09/19 - Novos softwares de gestão, com funcionalidades mais abrangentes e capacidade de integração com outros programas, plataformas e aplicativos utilizados por clientes e fornecedores, imprimem maior agilidade no agendamento de cirurgias e nos processos de autorização para procedimentos clínicos. Permitem também menos erros no lançamento de informações e maior segurança na própria administração do tratamento.

É o caso do sistema Medt One, lançado pela MTM Tecnologia em 2018, para gestão de informações, que agiliza o agendamento de cirurgias eletivas. Desenvolvido em parceria com a Magma Lab e em conjunto com cinco hospitais de Salvador (BA), a ferramenta já é utilizada pelo Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, para resolver falhas de comunicação que resultavam em atraso na marcação de cirurgias.

“Questionamentos do plano de saúde, por exemplo, eram enviados ao médico pelo hospital por e-mail, mas ele muitas vezes não via e demorava para responder”, diz Gustavo Perez, diretor executivo da MTM Tecnologia. Com o sistema, a comunicação ficou mais rápida. A ferramenta conecta o hospital, o cirurgião e seus assistentes, que passam a ter acesso a todas as informações sobre o paciente e o procedimento, por meio do aplicativo no celular.

Para Mônica Bezerra, diretora administrativa do Santa Izabel, o hospital, que realiza cerca de 1.300 procedimentos cirúrgicos por mês, com a tecnologia, o agendamento ficou mais rápido. O tempo para a realização da cirurgia foi reduzido em três dias e as despesas com telefone caíram 44%.

Já a Benner criou um portal que promove a integração entre operadoras de planos de saúde e a rede credenciada de médicos, dentistas, hospitais, clínicas e laboratórios de análise diagnóstica. Hospedada em nuvem e dotada de inteligência artificial, a plataforma Benner Conecta torna mais ágil e eficiente a comunicação entre o plano de saúde e os prestadores de serviço para autorização e fechamento de pedidos e contas médicas.

O sistema utiliza biometria digital e facial, o que evita fraudes e permite maior segurança nas autorizações. Por meio de módulos de autorização e faturamento eletrônico, realiza consultas automatizadas e rápidas à base de dados dos clientes para validar a elegibilidade do beneficiário. “É um portal único para os prestadores, que integra todos os convênios, traz agilidade e eficiência”, diz Fernando Castela, gerente da divisão saúde da Benner. A tecnologia foi adotada pela Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES (Fapes) em agosto e a expectativa é que proporcione economia de 45% em relação às despesas com o sistema anterior.

Com um portfólio amplo de soluções para clínicas, hospitais e medicina diagnóstica, a Pixeon lançou o Beira Leito, aplicativo para smartphone e tablet destinado à enfermagem de hospitais, para monitorar o atendimento dos pacientes, que permite reduzir erros nas aplicações e dosagens de medicamentos. A tecnologia possibilita coletar e consultar dados do paciente como sinais vitais, alterações no estado clínico, medicação a ser aplicada, horários de medicação e se ela foi ou não aplicada.

A empresa tem outros aplicativos destinados a áreas específicas do hospital, como farmácia, hotelaria, manutenção, faturamento e contabilidade, que atuam de forma integrada para tornar a gestão mais eficiente. Segundo Armando Buchina, CEO da Pixeon, o sistema pode reduzir em até 40% os custos operacionais do hospital.

Duas soluções da Salesforce, adquiridas pelo o Hospital 9 de Julho, de São Paulo, permitem centralizar as informações sobre os pacientes e seu histórico de cuidados e preferências, conectar médicos, enfermeiros e cuidadores, para que tenham acesso às mesmas informações sobre os pacientes por meio de dispositivos móveis e promover o engajamento digital com seu público.

“A plataforma estimula o trabalho do profissional, que se sente mais produtivo e satisfeito ao dispor das informações de forma mais rápida”, diz Daniel Hoe, diretor de marketing para a América Latina da Salesforce. De acordo com o médico Alfonso Migliore, diretor do Hospital 9 de Julho, a tecnologia permitiu flexibilidade e autonomia para inserir informações sobre os pacientes em seus perfis, as quais são compartilhadas em tempo real, permitem atitudes rápidas e personalização do atendimento.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob