9849504052?profile=original

Por Infomoney

A CB Insights realizou um estudo em que aponta os empregos que mais correm riscos com a automação

SÃO PAULO – Uma das maiores ameaças ao mercado de trabalho tradicional e a algumas profissões, a automação deve impactar 10 milhões de empregos nos próximos cinco a dez anos, aponta um estudo da consultoria CB Insights.


De acordo com a publicação, esse impacto é maior do que o causado pela crise de 2008, que, nos Estados Unidos, acabou com 8,7 milhões de empregos.

Os setores de serviços e logística são os mais ameaçados pela automação – incluindo profissões como garçons, cozinheiros, zeladores, faxineiros, vendedores de varejo, enfermeiros, trabalhadores de construção civil e até motoristas de caminhão.

Esse será um reflexo da próxima evolução tecnologia, que “já está a caminho”. Ela consiste de redes de computadores avançadas que conseguem aprender, se adaptar e responder a situações. Diferente das primeira mudança da indústria tradicional, até passar a usar computadores, esta é uma mudança que acontecerá rapidamente.

style="display:block" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="5628141607" data-ad-format="auto">

LEIA TAMBÉM:

DIKAJOB - UM POUCO DA HISTÓRIA....

MÉDICOS RECONECTAM CABEÇA DE BEBÊ APÓS DECAPITAÇÃO INTERNA

NOVO TRATAMENTO CONTRA CALVÍCIE FAZ O CABELO VOLTAR A CRESCER

AS 20 PERGUNTAS QUE MAIS APARECEM NAS ENTREVISTAS DE EMPREGO

5 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ NO EMPREGO ERRADO

FUSÃO CRIA FARMACÊUTICA DE R$ 1,2 BI

7 ATITUDES QUE CONTRIBUEM PARA O FRACASSO DA SUA CARREIRA


Não deve ocorrer, entretanto, uma extinção total de empregos, mas sim uma mudança. “Alguns especialistas da indústria e fundadores de startup têm sido otimistas sobre os novos empregos que serão criados, permitindo que menos pessoas façam trabalhos perigosos e chatos. Entretanto, como esses empregos do futuro devem ser ainda não foi descoberto”, diz o estudo. “Com os empregos mundanos sendo automatizados, a competição do mercado para inteligência criativa e artes ficará maior. Habilidades em demanda incluirão storytelling, planejamento estratégico e design de produto”.


O estudo considerou dados do US Bureau of Labor Statistics (Escritório de Estatísticas de Trabalho dos EUA) para compilar uma lista de empregos que são essenciais para o mercado de trabalho e crescimento do país, para, então, determinar qual o risco que eles sofrem.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Comentários

  • Existem 2 grandes correntes de pensamento sobre o impacto na IA no mercado de trabalho, a otimista pondera que os novos empregos que surgirão compensarão os que forem extintos. 

    Em se tratando de Brasil, prefiro me colocar com o grupo pessimista: os novos empregos serão muito distintos dos que forem extintos, será necessário um grande investimento das pessoas e do estado em educação... Imagino que isto ficará aquém das necessidades no país, ou seja, estamos na iminência de uma crise social sem precedentes no futuro.

This reply was deleted.

Faça seu post no DikaJob