Por Infomoney
A CB Insights realizou um estudo em que aponta os empregos que mais correm riscos com a automação
SÃO PAULO – Uma das maiores ameaças ao mercado de trabalho tradicional e a algumas profissões, a automação deve impactar 10 milhões de empregos nos próximos cinco a dez anos, aponta um estudo da consultoria CB Insights.
De acordo com a publicação, esse impacto é maior do que o causado pela crise de 2008, que, nos Estados Unidos, acabou com 8,7 milhões de empregos.
Os setores de serviços e logística são os mais ameaçados pela automação – incluindo profissões como garçons, cozinheiros, zeladores, faxineiros, vendedores de varejo, enfermeiros, trabalhadores de construção civil e até motoristas de caminhão.
Esse será um reflexo da próxima evolução tecnologia, que “já está a caminho”. Ela consiste de redes de computadores avançadas que conseguem aprender, se adaptar e responder a situações. Diferente das primeira mudança da indústria tradicional, até passar a usar computadores, esta é uma mudança que acontecerá rapidamente.
style="display:block" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="5628141607" data-ad-format="auto">LEIA TAMBÉM:
DIKAJOB - UM POUCO DA HISTÓRIA....
MÉDICOS RECONECTAM CABEÇA DE BEBÊ APÓS DECAPITAÇÃO INTERNA
NOVO TRATAMENTO CONTRA CALVÍCIE FAZ O CABELO VOLTAR A CRESCER
AS 20 PERGUNTAS QUE MAIS APARECEM NAS ENTREVISTAS DE EMPREGO
5 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ NO EMPREGO ERRADO
FUSÃO CRIA FARMACÊUTICA DE R$ 1,2 BI
7 ATITUDES QUE CONTRIBUEM PARA O FRACASSO DA SUA CARREIRA
Não deve ocorrer, entretanto, uma extinção total de empregos, mas sim uma mudança. “Alguns especialistas da indústria e fundadores de startup têm sido otimistas sobre os novos empregos que serão criados, permitindo que menos pessoas façam trabalhos perigosos e chatos. Entretanto, como esses empregos do futuro devem ser ainda não foi descoberto”, diz o estudo. “Com os empregos mundanos sendo automatizados, a competição do mercado para inteligência criativa e artes ficará maior. Habilidades em demanda incluirão storytelling, planejamento estratégico e design de produto”.
O estudo considerou dados do US Bureau of Labor Statistics (Escritório de Estatísticas de Trabalho dos EUA) para compilar uma lista de empregos que são essenciais para o mercado de trabalho e crescimento do país, para, então, determinar qual o risco que eles sofrem.
Comentários
Existem 2 grandes correntes de pensamento sobre o impacto na IA no mercado de trabalho, a otimista pondera que os novos empregos que surgirão compensarão os que forem extintos.
Em se tratando de Brasil, prefiro me colocar com o grupo pessimista: os novos empregos serão muito distintos dos que forem extintos, será necessário um grande investimento das pessoas e do estado em educação... Imagino que isto ficará aquém das necessidades no país, ou seja, estamos na iminência de uma crise social sem precedentes no futuro.