Com mercado crescente que, em breve, demandará uma quantidade ainda maior de produtos para a saúde, a Índia chama a atenção da indústria brasileira. Para apresentar a qualidade da produção odontológica nacional, quatro fabricantes estarão na World Dental Show em um pavilhão organizado pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial executado pela ABIMO em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O evento, que é reconhecido como a maior feira dental da Ásia, será realizado entre 18 e 20 de outubro em Mumbai, uma das cidades mais populosas da costa oeste da Índia, apontada como o polo financeiro e cultural do país.

Confiante de que a participação na World Dental Show será extremamente proveitosa para os fabricantes brasileiros, Larissa Gomes, supervisora de projetos e marketing internacional da ABIMO, reforça a importância do mercado indiano para quem busca novas oportunidades no cenário internacional. “Na Índia há uma classe média ascendente que trará uma demanda cada vez maior de dispositivos para a saúde. Inclusive na área da odontologia, que tem espaço garantido entre as classes de maior poder aquisitivo”, declara.

Motivado com a presença dos produtos brasileiros na feira, o doutor Ashok Dhole, secretário-geral honorário da World Dental Show, visualiza um bom relacionamento entre Brasil e Índia. “Estamos felizes em receber o pavilhão do Brasil e esperamos construir uma forte aliança entre os dois países, gerando novas oportunidades de negócios no setor odontológico e contribuindo para a prosperidade do comércio bilateral”, afirma.

Segundo Rafael Cavalcante, coordenador de acesso a mercados da ABIMO, a região é bastante competitiva em preço e o produto brasileiro é bem-visto pelos compradores locais. “Com ótima relação custo-benefício, nossos produtos podem se destacar em meio à grande oferta de itens de menor preço, mas também de menor qualidade”, enfatiza.

Ele vê, com o crescimento da classe média, a existência de ótimas oportunidades para a odontologia ampliar o campo de atuação, mas há desafios a serem superados. “Há certo protecionismo para a entrada de manufaturados com concorrentes locais e, apesar do processo regulatório local estar se estruturando melhor nos últimos anos, ainda enfrentamos burocracias e morosidade”, pontua.

Com balança comercial favorável, a relação entre Brasil e Índia no comércio de produtos para a saúde tem espaço para ser ampliada. Hoje os itens mais exportados aos dentistas indianos são aparelhos para odontologia, aparelhos dentários de brocar, artigos de prótese dentária, cimentos para obturação e cadeiras de dentistas.

Perspectivas da indústria – Com a força de vendas focada na Ásia, a Orthometric acredita que poderá expandir sua atuação no mercado indiano. Fabricante nacional, a marca visa entrar em contato com novos clientes e distribuidores durante a World Dental Show. “Temos uma boa relação com a Ásia, visto que além da Índia já temos comércio firmado com países como Iraque, Arábia Saudita, Israel, Paquistão, Coreia do Sul, China e Sri Lanka”, pontua Daniel Maia, do departamento de exportação.

Para a Bionnovation, o tamanho da população local é um dos grandes motivadores. “Tudo indica que a Índia se transformará em um gigante da economia pois é notório que estão crescendo em um ritmo acelerado. A renda per capita da população igualmente em crescimento favorece o acesso dos cidadãos aos tratamentos odontológicos”, relata Heddie Ricci. Para o executivo, a feira será uma excelente oportunidade para que a empresa conheça o perfil do mercado indiano, permitindo que a marca desenhe estratégias comerciais.
Representando a Dérig, Flávia Carvalho afirma que a empresa acaba de iniciar um planejamento estratégico para expansão no mercado externo. “Queremos entender um pouco mais o mercado internacional para desenvolver distribuidores. Não temos muitos compradores na Ásia. Começamos, recentemente, um contrato com o Paquistão e estamos na fase de registro de produtos”, declara afirmando que a marca identificou que seu portfólio está adequado ao mercado indiano tanto em qualidade quanto em preço.

Também presente no Pavilhão Brasileiro da World Dental Show, a Biodinâmica segue para Mumbai em busca de informações mais consolidadas sobre o mercado. Já exportando tanto para a Índia quanto para países como China, Japão, Singapura e Indonésia, a empresa aponta o seu principal desafio. “O obstáculo está em adaptar os produtos à cultura e necessidade dos países asiáticos”, diz Eduardo Scarchetti, diretor executivo.

A World Dental Show, que este ano será realizada entre 18 e 20 de outubro, atrai mais de 20 mil profissionais de odontologia, estudantes, clínicos, pesquisadores e entusiastas do mundo todo. Além disso, reúne 303 instituições do setor, 9 associações especializadas e mais de 200 fabricantes de materiais e equipamentos.

SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES

O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.

SOBRE A ABIMO

A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 15 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 230 mercados. A agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.

Fonte: ABIMO

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob