A transformação digital ganhou status de prioridade na agenda do varejo farmacêutico, diante de um crescimento médio de dois a três dígitos na operação dee-commerce.
Esse cenário estimulou a IQVIA a criar uma unidade de negócios exclusivamente voltada para essa área.
“Não basta apenas implementar ferramentas se não houver preparo nas equipes. É preciso um planejamento delimitando quais serão as metas e o que se quer atingir com a transformação digital”, explica Elton Mendonça, diretor da unidade de negócios de Pharma & Transformação Digital da IQVIA.
Segundo o executivo, várias redes de farmácias, de grande porte e regionais, já estão se estruturando ao desenvolver treinamentos e implementar sistemas para mensurar e fazer a análise de dados. “O varejo farmacêutico fechou 2022 com 16,2% de crescimento em vendas. Essa aceleração tem total relação com eficiência operacional, que propicia um controle acurado de estoque, aprimora a experiência de compra e ampliar o olhar do setor sobre a jornada do paciente”, ressalta Mendonça.
Transformação digital no planejamento estratégico
Durante workshop que debateu a transformação digital do autosserviço no varejo farmacêutico, promovido pela Retal Farma Brasil, a IQVIA apresentou um estudo inédito sobre a transformação digital nas empresas do setor. Segundo o levantamento, 83% dessas corporações já inseriram o tema em sua agenda estratégica.
“A transformação digital deixou de ser apenas um suporte para o departamento de marketing, ganhando vida própria, passando a permear vários departamentos da companhia”, alerta o executivo.
Avanço acelerado
Levantamento da IQVIA revelou aumento de quase 20% no volume de empresas do canal farma que entendem a inovação digital como ativo.
Fonte Paronama Farmacêutico
Comentários