Profissionais de saúde do grupo Médicos Sem Fronteiras trabalham na Libéria, um dos países mais afetados pelo ebola, em 18 de outrubro de 2014 (Zoom Dosso/AFP/AFP)
Método utilizado atualmente leva até duas horas para fornecer diagnóstico. Além disso, é mais caro e complexo do que o criado no Japão
3. Quais são os sintomas da infecção?
A doença costuma aparecer com quadros de febre, fraqueza e dores musculares, de cabeça e de garganta. Em seguida, surgem sinais como náusea, diarreia, feridas na pele, problemas hepáticos e hemorragia interna e externa. O tempo entre a infecção pelo vírus e o os primeiros sintomas variam de 2 a 21 dias.
4. Como é o tratamento da doença?
Não existe um tratamento específico para a febre hemorrágica ebola. Pacientes graves recebem cuidados intensivos, que incluem reidratação oral e intravenosa, e devem ser isolados e receber a visita apenas de profissionais de saúde que seguem todas as medidas de prevenção contra a infecção. Algumas vacinas experimentais, como a produzida pela farmacêtica GlaxoSmithKline, estão em fase inicial de testes em alguns países africanos, europeus e nos Estados Unidos.
5. Quem corre maior risco de contrair o vírus?
Segundo a OMS, as pessoas com maior risco de contágio são profissionais de saúde e familiares de pacientes contaminados. A organização considera que as probabilidades de infecção entre turistas que visitam uma área endêmica são baixas.
Comentários