A J&J terá acesso ao pipeline Ambrx, que inclui terapêuticas candidatas para uma série de indicações de câncer. Crédito: Michael Vi/Shutterstock.com.
A integração da tecnologia ADC da Ambrx ao portfólio da J&J ajudará no avanço do desenvolvimento de terapias oncológicas direcionadas
A Johnson Johnson (J&J) concluiu a aquisição da empresa biofarmacêutica Ambrx Biopharma em uma transação de US$ 2 bilhões.
As empresas entraram em um acordo definitivo para executar a aquisição em janeiro de 2024.
A aquisição será considerada uma combinação de negócios e marca um passo significativo para a J&J no aprimoramento de seu portfólio de oncologia, particularmente na área de câncer de próstata.
O movimento estratégico também fortalecerá as capacidades da empresa no desenvolvimento de conjugados anticorpo-medicamento (ADCs) de próxima geração.
A plataforma de tecnologia de biologia sintética da Ambrx destina-se a projetar e desenvolver ADCs avançados.
A tecnologia combina a precisão dos anticorpos monoclonais com agentes quimioterápicos, com o objetivo de atingir e remover células cancerígenas de forma mais eficaz e com menos efeitos colaterais do que a quimioterapia tradicional.
A integração da tecnologia ADC da Ambrx no portfólio da J&J apresenta uma oportunidade única para avançar no desenvolvimento e comercialização de terapias oncológicas direcionadas.
A J&J terá acesso ao pipeline Ambrx, que inclui terapêuticas candidatas para uma série de indicações de câncer.
Os ativos incluem ARX517, um ADC para câncer de próstata resistente à castração metastático (mCRPC); ARX788, para o tratamento do receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2) para câncer de mama HER2+ metastático, e ARX305 para tratamento de carcinoma de células renais.
O chefe da área terapêutica global de oncologia da J&J, Yusri Elsayed, declarou: "Temos o prazer de dar as boas-vindas à talentosa equipe científica da Ambrx e à plataforma ADC à Johnson & Johnson.
"Estamos ansiosos para continuar o desenvolvimento do ARX517, que representa um potencial primeiro e melhor PSMA [antígeno de membrana específico da próstata] direcionado ao ADC para o tratamento do câncer de próstata resistente à castração metastático.
"Esta oportunidade significativa prepara o terreno para o avanço da próxima geração de ADCs para fornecer terapias diferenciadas de tumores sólidos que melhoram a vida dos pacientes."
O desenvolvimento mais recente vem depois que a Food and Drug Administration dos EUA concedeu aprovação total para o RYBREVANT (amivantamab-vmjw) da J&J mais quimioterapia para câncer de pulmão de células não pequenas.
Essa decisão, que vem após uma revisão prioritária, atualiza a aprovação acelerada de maio de 2021 para a aprovação total.
by Vishnu Priyan | Pharmaceutical Technology
Comentários