Fábrica da J&J de Wilson, Carolina do Norte - divulgação
NEW BRUNSWICK, NJ, 14 de outubro de 2025 – A Johnson & Johnson anunciou hoje a intenção da empresa de separar seus negócios de ortopedia para aprimorar o foco estratégico e operacional de cada empresa e gerar valor para as partes interessadas.
A separação pretendida fortaleceria ainda mais o foco da Johnson & Johnson como uma potência de inovação, atendendo a áreas de altas necessidades não atendidas em Medicina Inovadora e MedTech, acelerando a mudança contínua do portfólio MedTech da empresa para mercados de maior crescimento e maior margem. A transação estabeleceria um negócio de ortopedia autônomo, operando como DePuy Synthes, que seria a maior e mais abrangente empresa focada em ortopedia, com posições de liderança em participação de mercado nas principais categorias.
"Esta transação permite que a Johnson & Johnson fortaleça ainda mais seu foco e investimento em áreas de maior crescimento, onde podemos estender e melhorar significativamente a vida dos pacientes", disse Joaquin Duato, presidente e CEO da Johnson & Johnson. "A separação planejada reflete nosso compromisso de longa data com a otimização do portfólio e a criação de valor. Estamos confiantes de que nosso negócio de Ortopedia estará melhor posicionado para melhorar o crescimento da receita e as margens operacionais como um negócio independente."
Após a conclusão da separação, a Johnson & Johnson manterá uma posição de liderança em seis áreas-chave de crescimento em seus segmentos de Medicina Inovadora e MedTech – Oncologia, Imunologia, Neurociência, Cardiovascular, Cirurgia e Visão. A empresa espera que a separação aumente seu crescimento de receita e margens operacionais. A Johnson & Johnson continua comprometida em manter um balanço patrimonial forte e suas prioridades consistentes de alocação de capital de investimento em P&D, aumentando anualmente os dividendos competitivos, aquisições que criam valor e recompras de ações.
"Essa mudança aumentaria ainda mais a posição de liderança de mercado da DePuy Synthes e fortaleceria nossos negócios gerais de MedTech com foco em Cardiovascular, Cirurgia e Visão", acrescentou Tim Schmid, vice-presidente executivo e presidente mundial da MedTech. "Por meio do processo de separação, continuaremos focados em preparar nossas equipes talentosas para o sucesso a longo prazo, enquanto continuamos a atender nossos clientes e criar futuros mais saudáveis para pacientes em todo o mundo."
DePuy Synthes
Após a conclusão da separação planejada, a DePuy Synthes seria a maior e mais abrangente empresa focada em ortopedia, com posições de liderança em participação de mercado nas principais categorias de produtos. Após a transação, espera-se que a DePuy Synthes se beneficie de um modelo de negócios mais focado e esteja melhor posicionada para promover o atendimento ao paciente, ao mesmo tempo em que oferece valor clínico e econômico aos sistemas de saúde em todo o mundo. A DePuy Synthes continuaria a abordar uma oportunidade de mercado global de US$ 50 bilhões + e atenderia aproximadamente sete milhões de pacientes anualmente por meio de sua ampla gama de produtos e serviços. Para o ano fiscal de 2024, o negócio de Ortopedia gerou aproximadamente US$ 9,2 bilhões em vendas. Espera-se que a DePuy Synthes tenha um perfil e balanço patrimonial de grau de investimento que lhe permitam desenvolver sua longa história de inovação e manter e ampliar sua posição de liderança.
DePuy nomeia presidente mundial
A empresa também anunciou que Namal Nawana foi nomeado para atuar como presidente mundial da DePuy Synthes, com efeito imediato. O Sr. Nawana liderará o negócio durante o processo de separação, reportando-se diretamente ao Sr. Duato, e espera-se que continue a liderar a DePuy Synthes após a conclusão da separação.
O Sr. Nawana atuou mais recentemente como Presidente Executivo e Fundador da Sapphiros, uma empresa privada de plataforma dedicada a construir a próxima geração de tecnologias de diagnóstico ao consumidor. Anteriormente, ele atuou como CEO e membro do Conselho de Administração da Smith & Nephew Plc, uma empresa global de tecnologia médica. Antes disso, ele atuou como presidente e diretor executivo e membro do Conselho de Administração da Alere, Inc., uma empresa líder em diagnósticos de ponto de atendimento, até sua aquisição pela Abbott. Antes de ingressar na Alere, ele passou mais de 15 anos na Johnson & Johnson em cargos de liderança progressivamente sênior em todo o mundo, incluindo sua função final na empresa, presidente mundial do negócio DePuy Synthes Spine da Johnson & Johnson.
O Sr. Duato acrescentou: "Namal traz uma vasta experiência na liderança de empresas públicas globais e um histórico comprovado de sucesso no crescimento de negócios de dispositivos médicos. Temos o prazer de ter um executivo do calibre de Namal assumindo essa função e estamos confiantes de que ele é o líder ideal para guiar os novos DePuy Synthes para o futuro."
O Sr. Nawana comentou: "Estou honrado em assumir esta função para liderar a nova DePuy Synthes, líder de mercado global com uma profunda herança de inovação e uma forte plataforma comercial que está bem posicionada para ter sucesso como uma empresa independente. Estou ansioso para trabalhar em conjunto com a equipe mais ampla para cumprir nossa missão e manter as pessoas ao redor do mundo em movimento."
Detalhes da transação
A Johnson & Johnson pretende explorar vários caminhos para efetuar a separação planejada. A empresa tem como meta a conclusão dentro de 18 a 24 meses, sujeita ao cumprimento de certas condições, incluindo, entre outras, consultas com conselhos de trabalhadores e outros órgãos representativos dos funcionários, conforme necessário, aprovação final do Conselho de Administração da Johnson & Johnson e o recebimento de outras aprovações regulatórias. Não pode haver garantia sobre o momento ou a estrutura final da separação proposta ou que a transação será concluída.
À medida que a empresa busca essa separação, a Johnson & Johnson continuará a operar seus negócios de ortopedia em alinhamento com sua estratégia atual, incluindo investimentos contínuos em crescimento, melhoria de margem e inovação.
Fonte: Johnson & Johnson
Comentários