L’Oréal Brasil passa a ser a primeira empresa no setor da beleza a incorporar portfólio de empresas âncoras da aceleradora corporativa
L’Oréal Brasil e Fábrica de Startups firmam parceria para acelerar empreendedores. É a primeira vez que um projeto no segmento da beleza faz parte do portfólio da incubadora, que já inovou em setores tradicionais da economia, como o de óleo e gás, e em segmentos que estão provocando uma onda de desbancarização – as fintechs.
Revelado na festa do primeiro aniversário da sede brasileira da aceleradora corporativa em novembro de 2019, a L’Oréal, líder mundial em beleza, é a próxima empresa âncora que está buscando inovação por meio de soluções de startups no Brasil.
A inovação é um dos pilares da L’Oréal e a parceria reafirma o compromisso da empresa com a inovação em todos os seus processos. “A transformação digital permeia todas as áreas de negócio e através dela queremos entregar cada vez mais produtos e experiências inovadoras às nossas consumidoras. Perseguimos a meta de nos tornarmos empresa número um em beauty tech do mundo.”, destaca Patricia Borges, CMO da L’Oréal Brasil.
A CMO da Fábrica de Startups, Ula Amaral, destacou a importância da parceria. “O programa de aceleração da L’Oréal com a Fábrica de Startups é um marco para o mercado de beleza do Brasil. As startups terão a oportunidade de solucionar desafios de uma gigante do seu segmento, com a possibilidade de fechar negócio e colaborar a longo prazo com a empresa. Vamos juntos criar a beleza do futuro, olhando para a diversidade da população brasileira e suas demandas específicas.”, comentou a CMO da Fábrica de Startups.
A primeira etapa da fase de aceleração foi um roadshow para startups apresentarem soluções para dois desafios. Um deles envolvia a rentabilização e otimização de demanda, produção e distribuição das amostras de produtos, já o outro desafio tinha a proposta de tornar a projeção de vendas mais assertiva para o consumidor final. A apresentação dos modelos escolhidos aconteceu no dia 28 de janeiro, na sede da Fábrica de Startups.
A partir de março, será iniciado o programa de aceleração que irá contar com 8 startups. O período de inovação será de 5 meses, quando em agosto será conhecida a solução que mais se destacou.
Tendência para inovação
O novo projeto entre Fábrica de Startups e L’Oréal confirma a avaliação da plataforma CB Insights em relatório que aponta as tendências para o mercado de beleza em 2020. O setor está habilitado cada vez mais para a tecnologia, apoiada ao uso de blockchain, big data, impressão 3D e inteligência artificial para tornar os produtos mais eficazes e personalizados.
Para Ula Amaral, CMO da Fábrica de Startups: “O consumidor irá se conectar com as marcas através de tecnologia, isso é uma certeza. O que precisamos pensar juntos é como fazer essa conexão. Como reduzir a fricção no processo de relacionamento com o público e aumentar o encantamento através de experiências cada vez mais disruptivas. É um mercado que irá mudar muito nos próximos anos e a L’Oréal estará no centro dessa mudança ao lado das startups do programa.”
Sobre a Fábrica de Startups
A Fábrica de Startups Brasil é uma empresa de co-inovação. Através de uma metodologia própria, conecta corporações e startups com o objetivo de inovar, juntos. Oferece uma gama de serviços para a corporação, baseados em três grandes pilares: Cultura, Inovação e Branding. Para o empreendedor disponibiliza aceleração, uma rede de mentores, espaço físico, metodologia, apoio para crescer sua empresa e geração de negócios. Tudo isso sem onerar a startup.
Sediada no Brasil desde novembro de 2018 com investimento de R$ 5 milhões, a Fábrica de Startups conta com empresas âncoras nas áreas de telecomunicações, óleo e gás e varejo. No espaço de 3.700 m²m, serão aceleradas 130 startups por ano, que juntas terão um faturamento de R$ 50 milhões, criando assim, o maior ecossistema empreendedor do Rio de Janeiro.
Nascida em Portugal em 2012, a Fábrica de Startups também tem unidade em Macau e já tem 500 startups lançadas e 3 mil empreendedores apoiados.
Sobre a L’Oréal
A L’Oréal se dedica à beleza há mais de 100 anos. Com o seu portfólio internacional único de 36 marcas diversas e complementares, o Grupo L´Oréal gerou vendas no valor de 26,9 bilhões de euros em 2018 e emprega 86.000 pessoas em todo o mundo. Como a principal empresa de beleza do mundo, a L’Oréal está presente em todas as redes de distribuição: mercado de massa, lojas de departamento, farmácias e drogarias, salões de beleza, varejo de viagem, varejo de marca e comércio eletrônico. Pesquisa e inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de quase 4.000 pessoas estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender às aspirações de beleza em todo o mundo. No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 60 anos em 2019 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 20 marcas diversificadas no país.
Fonte: Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB)
Comentários