banner-innovation-challenge.jpg?rev=d1565a739ab6401b8875107f4f71e7cd&cx=0.59&cy=0.44&cw=1920&ch=800&blr=False&hash=C1FF03EC41BFEB60ABB0D7F7908CBEE7

 

A L'Oréal Pesquisa & Inovação e a EPISKIN – empresa do Grupo L’Oréal e líder mundial na reconstrução de tecidos humanos para métodos alternativos a testes em animais – acabam de lançar o Innovation Challenge, um desafio para pesquisadores e estudantes, de Universidades, Institutos de Ciência e Tecnologia e Startups de toda a América Latina.

Os participantes selecionados terão a oportunidade de desenvolver ideias em diferentes áreas da Ciência e avançar na busca de soluções inovadoras, fazendo uso dos tecidos humanos reconstruídos da EPISKIN (pele ou córnea), que serão disponibilizados para os selecionados.

Hoje, a EPISKIN Brasil disponibiliza, para todo o mercado latino-americano, dois tipos de tecido: a córnea humana reconstruída (HCE) e a pele humana reconstruída (RHE). Basicamente, a tecnologia é usada como uma ferramenta tanto para descobertas no campo da saúde, como também, na avaliação de segurança e eficácia de diversos produtos e ingredientes que podem causar irritação na pele e nos olhos.

A L’Oréal é pioneira no desenvolvimento de métodos alternativos há cerca de 40 anos, reconstruindo tecidos humanos em laboratório desde 1979, para uso em testes de segurança sem animais. Graças ao seu investimento nessas novas metodologias, a Companhia não testa em animais desde 1989.

“As nossas expectativas estão altas! O Innovation Challenge também nos ajudará a mapear o potencial de inovação de centros de pesquisa no campo da biotecnologia e a aumentar nossa colaboração com o ecossistema de inovação da América Latina. Esperamos receber muitas propostas de projetos que utilizem nossa pele e nossa córnea em diferentes aplicações. Temos muito potencial para geração de inovação”, afirma Vanja Dakic, cientista de EPISKIN.

O desafio foi apresentado, nesta quarta-feira (12/04), em evento na Inovateca, espaço do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que apoia a iniciativa. As inscrições já estão abertas e vão até 21 de maio de 2023. Para entender mais, confira as principais informações sobre o desafio!

Como o Innovation Challenge irá funcionar?

A ideia é que os participantes enviem propostas para realização de uma Prova de Conceito (POC)* sobre questões científicas relevantes, sem uso de experimentação animal, usando os tecidos humanos reconstruídos EPISKIN (pele ou córnea) com foco em uma das três categorias: Ciências Verdes, Regeneração e Métodos Alternativos.

O que é uma *POC (Prova de Conceito)?

A Prova de Conceito (POC) é um tipo de “teste inicial” e rápido, que tem o objetivo de demonstrar a viabilidade de uma teoria ou tecnologia, se um determinado método ou ideia pode ser aplicado com sucesso na prática.

Quais serão as etapas do desafio de inovação?

As propostas selecionadas na primeira fase do desafio serão anunciadas em junho e os participantes serão chamados para um pitch day online, no mês de julho, onde apresentarão as suas ideias para uma banca avaliadora da L’Oréal e EPISKIN.

Três apresentações serão escolhidas nessa fase para serem desenvolvidas na segunda fase do desafio, onde contarão com o apoio do time de EPISKIN para desenvolvimento da POC até novembro, quando haverá a apresentação na Grande Final, no Centro de Pesquisa & Inovação da L'Oréal Brasil, no Rio de Janeiro, e classificação das POCs.

Como se inscrever no Innovation Challenge?

A ficha de inscrição está disponível no link.

Para conhecer o edital acesse o link.

Em caso de dúvidas, é só enviar um e-mail para: innovationchallengelatam@loreal.com.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob