L'Oréal utiliza WhatsApp para aumentar as vendas

Como a L'Oréal usa o WhatsApp para aumentar as vendas  ?

(Imagem: reprodução site Loreal)

 

 

App tem participação de duplo dígito em todas as vendas que a L'Oréal faz por meio do D2C. Entenda!

 

by Sabrina Bezerra | StartSe

 

Hoje, o WhatsApp tem uma participação de duplo dígito em todas as vendas que a L'Oréal faz por meio do D2C.

Guilherme Eler, diretor de negócios e inovação da empresa de beleza, faz suspense em relação aos números. “Não posso abrir no detalhe”, diz.

Mas garante que de forma global, o e-commerce da L'Oréal Brasil gira em torno de 30% de tudo que é vendido. E o WhatsApp tem um papel fundamental na construção e engajamento dos clientes.

 

COMO A L'ORÉAL USA O WHATSAPP PARA VENDER MAIS?

A empresa usa o app de mensageria para oferecer assistência aos clientes. Uma espécie de consultoria de beleza (mais adiante analiso sobre isso).

  • O WhatsApp das marcas da L'Oréal permite tirar dúvidas, interagir, receber recomendações e escolher se quer falar apenas com o bot ou com um human

Análise: o que é uma jogada estratégica já que o mercado de beleza se consolidou no país por meio das vendas diretas (a relação entre consultores e clientes). Assim, ao usar a tecnologia, mas manter a humanização pode ser um fator de sucesso

Mas não apenas. “Também funciona como um canal de marketing e vendas”, conta Eler.

 

QUAL É A PRÓXIMA ESTRATÉGIA DA L'ORÉAL PARA VENDER MAIS COM O WHATSAPP?

Em exclusividade à StartSe, Eler contou que a empresa está testando uma Inteligência Artificial mais aperfeiçoada para o app.

“A grande ideia é trazer mais fluidez para essa interação com o consumidor”, conta.

Por exemplo, em vez de clicar em um botão ou inserir um número, o usuário pode falar, gravar áudio ou escrever o que deseja. O modelo de IA entende e responde à solicitação.

  • A ideia não é substituir o humano, mas potencializar o seu trabalho.
  • Isso porque, o bot entrega um lead mais qualificado ao atendente, pois a necessidade do cliente está mais clara.Além disso, a tecnologia traz eficiência e produtividade. “No entanto, por ora, ainda não a disponibilizamos. Estamos terminando a validação”, conta.

 

SEM PRESSA

O executivo conta que potencializar a Inteligência Artificial é um processo devagar. “A gente sabe que ainda tem muitas incertezas quando a gente fala de AI, então seja a questão de viés, seja a questão de gasto de energia para poder treinar a máquina, então a gente tem tido muito cuidado e envolvendo profissionais que garantam que a gente não erre a mão”, conta.

 

POR QUE IMPORTA?

O salto nas vendas por meio do WhatsApp tem se tornado case de sucesso em uma série de varejistas porque brasileiros gostam de se relacionar com as empresas também no digital.

Assim, quanto mais conversacional for o bot e com a opção de também falar com humanos, mais proximidade gera entre marca e clientela.

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