Em uma organização que busca crescimento, especialmente na liderança, é essencial ter colaboradores com as habilidades necessárias para as demandas do dia a dia. Nesse contexto, contar com programas de desenvolvimento interno se torna uma estratégia fundamental. A capacitação interna aprimora as habilidades e conhecimentos dos colaboradores, melhorando a qualidade do trabalho desempenhado. Além disso, contribui para o crescimento e otimização da equipe, resultando em vantagens para as empresas, como a retenção de talentos e a melhora no clima organizacional.
Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) aponta que empresas que investem em programas de capacitação interna observam um aumento de 30% na produtividade e uma redução significativa na rotatividade de funcionários. Esses dados reforçam a importância do desenvolvimento contínuo dos colaboradores para o sucesso organizacional.
Um exemplo dessas técnicas de desenvolvimento é o programa interno do Laboratório Teuto, ‘Olimpíada do Conhecimento’, realizado pela Universidade Teuto, que acontece há mais de dez anos. Werbeth Oliveira, analista de treinamento e um dos responsáveis pela organização da Olimpíada, explica: “A ação busca desenvolver os colaboradores por meio de treinamentos e questionários técnicos sobre temas específicos, promovendo a qualificação dos profissionais da empresa para novos cenários e mudanças”.
Com a entrada da indústria farmacêutica no mercado oncológico, a 12ª edição da ‘Olimpíada do Conhecimento’ terá como tema a nova unidade de negócios da empresa, a Teuto Especialidades. O objetivo é ampliar o conhecimento da equipe hospitalar sobre os produtos do portfólio da biOncologia Teuto (setor oncológico) e aprimorar as técnicas de promoção de vendas. A indústria farmacêutica reconhecerá os cinco colaboradores mais destacados.
Werbeth ressalta a importância do programa para a empresa. “A Olimpíada do Conhecimento é uma ação tradicional do Teuto que sempre busca desenvolver nossos colaboradores, mas este ano ela tem um papel ainda mais significativo. Estamos utilizando essa competição para impulsionar a nova unidade de negócios, a Teuto Especialidades. Isso reforça a inovação e o aprendizado da empresa e, ao mesmo tempo, mantém nossa equipe motivada e engajada”, afirma.
Outro ponto abordado pelo analista é a importância do desenvolvimento técnico dos colaboradores. “O intuito da Olimpíada é manter a força de vendas sempre preparada para o mercado, com informações sobre os produtos e técnicas de vendas, utilizando um formato moderno que possibilita não só um acompanhamento sobre a performance da equipe, mas também gera um clima positivo de competição saudável”, complementa.
Cronograma
A 1ª fase da competição será realizada na Universidade Teuto, de 05/08/2024 a 06/09/2024, com avaliações remotas após cada aula teórica. As cinco melhores notas passarão para a 2ª fase, que ocorrerá de 07/09/2024 a 04/10/2024 e será conduzida pela liderança do Teuto Especialidades. Nessa etapa, cada finalista deverá desenvolver uma promoção focada em um produto do portfólio de biossimilares da biOncologia Teuto, que será avaliada pelos gerentes do Teuto Especialidades.
A iniciativa, que abrange os setores comercial e de demanda da unidade, terá a apuração dos resultados de 14/10 a 18/10/2024. Os vencedores serão anunciados a partir de 30/10/2024. Os cinco colaboradores que alcançarem notas máximas na 1ª fase serão divulgados nos canais corporativos e redes sociais da empresa, e premiados com kits de marketing e brindes exclusivos. Na 2ª fase, os três primeiros colocados receberão prêmios especiais, incluindo uma caixa de som, uma mochila de couro para notebook e uma garrafa térmica.
Fonte: Teuto
Comentários