Lágrimas contêm sinais precoces da doença de Parkinson

lagrima-640x439.jpeg

Foto: Reprodução

 

O que começa a ficar claro atualmente é que a composição da lágrima pode revelar muito sobre o seu senhor, o cérebro

 
via O Globo
 

A simples leitura da palavra lágrima nos leva a navegar por mares emocionais: podem ser lágrimas de alegria, lágrimas de tristeza ou lágrimas de crocodilo. Mas os oftalmologistas sabem que não são só essas que irrigam nossos olhos. Há também as lágrimas ditas basais, sempre presentes lubrificando a córnea, as reflexas, que nos ajudam a retirar de cena algum cisco intruso que causa coceira e as lágrimas do sono, que produzimos de olhos fechados ao dormir, para manter úmidos os olhos ocupados com sonhos. Todas elas são secretadas sob comando do sistema nervoso, por meio de diferentes nervos de várias procedências no cérebro. Na verdade, as lágrimas pertencem ao cérebro, se me permitem a metáfora reducionista.

O que começa a ficar claro atualmente é que a composição da lágrima pode revelar muito sobre o seu senhor, o cérebro. É o caso da doença de Parkinson, que atinge cerca de 200 mil idosos no Brasil. Aquela mesma que atacou o querido ator Paulo José, que nos deixou há pouco. Essa é uma das várias doenças neurodegenerativas que vitimam tantos de nós em idades mais avançadas. Parecida com a doença de Alzheimer, tão falada. (leia mais abaixo)

A de Alzheimer começa a dar sinais em uma região do cérebro encarregada de administrar as memórias, e depois se espalha por regiões cada vez maiores. A de Parkinson atinge um pequeno núcleo lá bem no meio do cérebro, chamado substância negra. Seus neurônios sintetizam um pigmento escuro, razão do nome. Sintetizam também dopamina, que serve como mensageiro químico para outros neurônios nas redondezas. E, além disso, produzem uma proteína considerada a “culpada” pela degeneração desses neurônios escuros do cérebro. É a alfa-sinucleína.


Em algumas pessoas ocorre um erro no enovelamento da alfa-sinucleína, cujas moléculas começam a formar aglomerados chamados oligômeros, em paralelo (causa ou consequência? — o eterno dilema) com a degeneração e morte dos neurônios da substância negra. Sem dopamina, algumas funções do cérebro se desarranjam: começam a aparecer tremores e movimentos indesejados, dificuldades para iniciar os movimentos e depois rigidez corporal. Também ocorrem alterações de comportamento. Outras regiões neurais são atingidas, provocando sintomas diversos. É a doença de Parkinson, que progride, progride, e consome o paciente lentamente.

Não há cura, mas há formas de aliviar os sintomas por meio de medicamentos que tentam restaurar a falta da dopamina, ou usando marca-passos implantados em regiões vizinhas dentro do cérebro. Como não se pode curar, mas se pode retardar a evolução da doença, é importante identificá-la bem no início, antes que os sintomas mais sérios tomem conta.


Aqui entram as lágrimas da esperança. Um grupo de pesquisadores norte-americanos descobriu que há alfa-sinucleína nelas, em grande quantidade na doença de Parkinson. Simplesmente, analisaram as lágrimas de quase 100 pacientes parkinsonianos e um número equivalente de pessoas sadias para comparação. Usaram aquelas fitinhas de papel que os oftalmologistas colocam em nossos olhos para medir o fluxo de lágrimas que produzimos. Simples assim. Nelas mediram a concentração da forma aglomerada de alfa-sinucleína, característica da doença de Parkinson. E verificaram que as quantidades são muito maiores nos pacientes do que nos controles. Ao que parece, essa molécula é conduzida pelos nervos que comandam as glândulas lacrimais, por isso aparece na lágrima. 

Como outros trabalhos identificaram o mesmo fenômeno na saliva, temos agora no horizonte testes baratos e de fácil execução, que identificam precocemente na lágrima (e na saliva) a presença da molécula que caracteriza a doença de Parkinson. Assim como a lágrima que vemos ou produzimos pode anunciar uma emoção mal disfarçada, a que os neurologistas analisam pode revelar a doença de Parkinson ainda escondida. 

 
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob