Por Robert Tamasy
Algumas pessoas detestam qualquer espécie de mudança. O rompimento das condições do momento lhes é muito perturbador. Para mim, mudança é uma boa coisa, contato que aconteça nos meus termos. Mas resisto à mudança quando tenho pouca ou nenhuma influência em sua implementação. Como membro da geração pós segunda guerra mundial, o atual ritmo de mudança da nossa sociedade me surpreende. Os negócios sofreram o impacto social e tecnológico das mudanças, criando desafios consideráveis para os líderes que precisam assegurar que as necessárias sejam postas em prática de modo oportuno e eficiente.
No livro, Lições de Liderança de Jesus, Bob Briner e Ray Pritchard fizeram esta observação: “Liderança requer compreensão do que é novo dentro do contexto do velho... Um líder precisa saber o que está acontecendo. Precisa também ser capaz de explicar porque o novo é melhor. Líderes inovadores serão sempre desafiados por aqueles que defendem o antigo.”
Eu me lembro de quando, em meados dos anos 80, um bom amigo me deu meu primeiro computador de mesa. Dono de uma empresa de venda de computadores, Albert um dia perguntou: “Bob, você tem um computador?” Quando lhe disse que não tinha, imediatamente pensei comigo mesmo: “Para que eu preciso de um computador? Minha máquina de escrever elétrica funciona perfeitamente bem.” Meu amigo insistiu e me enviou um Macintosh usado. Aquela máquina pareceria pré-histórica comparada aos computadores atuais, mas naquele tempo revolucionou a maneira como eu trabalhava como escritor e editor. Foi uma mudança de vida.
A Bíblia é um livro sobre mudanças. Vejamos alguns princípios sobre como lidar com elas:
Saiba o que está acontecendo. Verdadeiro líder não se concentra somente no presente, mas antecipa o que pode acontecer no futuro e como reagir de acordo. Durante um período de grande incerteza, os antigos israelitas foram capazes de se voltar para os “filhos de Issacar, conhecedores da época, para saberem o que Israel deveria fazer” (1Crônicas 12.32).
Estabeleça um exemplo a seguir. Um supervisor meu dizia: “Nunca vou pedir a alguém fazer algo que eu mesmo não esteja disposto a fazer.” Ao aceitar mudanças, colaboradores darão resposta mais favorável se virem seu líder também passar pelo mesmo processo. “Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras quanto com as minhas ações” (Filipenses 4.8-9).
Busque discernimento. Pessoas afetadas por mudanças são as mais adequadas para determinar como melhor colocá-las em prática. Impor mudanças sem pedir sugestões e comentários pode ser desastroso, ou pelo menos, impedirá o processo. “O país que não tem um bom governo cairá; com muitos conselheiros, há segurança” (Provérbios 11.14).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.
Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.
Questões Para Reflexão ou Discussão
- Você tem experimentado mudanças em sua vida? Qual a mais significativa que você experimentou ultimamente?
- Por que mudanças são às vezes vistas como ameaças? Você já se sentiu dessa maneira? E como você reagiu?
- Como você tem visto líderes assumirem a tarefa de pôr em prática mudanças necessárias? Sua liderança foi útil ou um impedimento no avanço do processo de mudança?
- Em sua opinião, qual o passo mais importante que um líder deve dar para facilitar mudanças necessárias?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12.15; 15.22; 19.20; 28.2; Mateus 9.16-17; 2Coríntios 5.17; Apocalipse 21.5.
Comentários