O lucro líquido consolidado da fabricante francesa de cosméticos L’Oréal cresceu 8,8% no ano passado e alcançou 3,895 bilhões de euros (US$ 4,41 bilhões). No período, o lucro por ação ficou em 6,92 euros (US$ 7,85) ante os 6,36 (US$ 7,21) euros reportados em 2017.
A empresa informou que o conselho de administração irá propor à assembleia geral anual, em 18 de abril, o pagamento de dividendo de 3,85 euros por ação referente a 2019, valor 8,5% maior em relação ao do ano passado.
No quarto trimestre, o conglomerado de produtos de beleza reportou vendas comparáveis 7,7% maiores, totalizando 7,073 bilhões de euros (US$ 8,02 bilhões). Em 2018, o montante foi de 26,937 bilhões de euros (US$ 30,57 bilhões), alta de 7,1%.
“Em um mercado que acelerou significativamente no ano passado, a L’Oréal obteve seu melhor ano de crescimento desde 2007, com avanço de 7,1%. Todas as divisões estão crescendo, especialmente a de luxo e a de cosméticos ativos, que expandiram dois dígitos”, disse o presidente Jean-Paul Agon.
As vendas da marca Lancôme ultrapassaram a marca de 3 bilhões de euros (US$ 3,4 bilhões) no ano. A área de cosmética ativa também teve o melhor desempenho em mais de dez anos, mesmo com o mercado de cuidados com a pele bastante dinâmico, ressaltou o executivo.
Na divisão de produtos ao consumidor, a companhia considerou que o ano foi bom para as marcas L’Oréal Paris e Maybelline New York. Já a área de produtos profissionais obteve um crescimento modesto nas vendas.
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Os mercados em desenvolvimento registraram o melhor resultado desde 2007, sendo que na região Ásia-Pacífico foi liderado pela China, que superou a América do Norte com vendas excedendo 7 bilhões de euros (US$ 7,94 bilhões).
Brasil
Em comunicado, a empresa afirmou que “enfrenta dificuldades constantes na Europa Ocidental, onde o mercado continua lento, e, no Brasil, onde a situação é desafiadora”.
Esta divisão registou expansão de 2,8% nas vendas comparáveis entre outubro e dezembro. No ano, foi 2,5% superior em relação a 2017. Os produtos da marca Garnier registraram aceleração nas vendas no trimestre.
A divisão de produtos profissionais no país está “crescendo fortemente”, enquanto a de produtos ao consumidor “reflete os desafios atuais, mas melhorou no segundo semestre”.
Na América Latina, as vendas consolidadas comparáveis ficaram 2,8% menores, em 463,4 milhões de euros (US$ 525,91 milhões). As divisões de luxo e de cosmética ativa conquistam participação de mercado na região. As áreas de cosmética ativa no país, com as marcas Vichy, La Roche-Posay, Cerave e Skinceuticals, e a de luxo crescem em ritmo acelerado e ganham participação de mercado.
Fonte: Valor Online
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