Mais um sinal de crescimento consistente do grande varejo farmacêutico em 2021. De acordo com o balanço do primeiro trimestre, a Raia Drogasil atingiu lucro líquido de R$ 176,2 milhões, o que representa um incremento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado.
A receita líquida também cresceu, com alta de 13,5% e total de R$ 5,62 bilhões. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização foi de R$ 432,3 milhões entre janeiro e março, 20,4% acima do primeiro trimestre de 2020.
No relatório de resultados, a rede avaliou que a comparação com os primeiros três meses de 2020 poderia ser ainda melhor não fosse o pico de demanda registrado em março daquele ano – quando tiveram início as medidas de isolamento social, o que levou a uma corrida do consumidor às farmácias para estocagem de produtos.
Com 2.319 lojas, sendo 1.317 da Drogasil e 1.002 da Droga Raia, a rede é líder do varejo farmacêutico nacional, segundo a Abrafarma. E sua presença geográfica segue em evolução, com claro enfoque na classe média expandida. A empresa terminou o trimestre com atuação em 418 municípios de 23 estados e do Distrito Federal, contra 364 do mesmo período do ano passado. Do total de novos pontos de venda nos últimos 12 meses, 73% estão fora de São Paulo e 88% têm formato popular ou híbrido.
Como parte dessa estratégia de capilaridade, o Norte do país foi o principal motor do aumento da participação de mercado da Raia Drogasil, cujo share nacional é de 14,1%. O avanço na região foi o mais significativo, passando de 4% para 5,6%. A rede chegou a 16,5% no Centro-Oeste e mantém uma evolução gradual no Nordeste, com 9,9% – onde reduziu em três pontos percentuais a distância para as Farmácias Pague Menos.
Vendas digitais e OTC
Os canais digitais totalizaram 7,7% do faturamento do período, bem acima dos 2,7% anteriores à pandemia. Do volume de compras por esses canais, 85% foram entregues em menos de quatro horas. A comercialização de medicamentos isentos de prescrição (OTC) novamente foi o ponto alto, com ganho de 1,3 ponto percentual e representatividade de 23,2% no mix de vendas. O desempenho foi puxado especialmente por itens associados à Covid-19, como álcool em gel, máscaras, testes rápidos e vitaminas.
Sobre a Raia Drogasil
Fundação: o grupo nasceu em 2011, a partir da fusão das tradicionais Droga Raia (1905) e Drogasil (1935)
Faturamento: R$ 21,2 bilhões em 2020
Market share: 14,1%
Número de lojas: 2.319 em todos os estados brasileiros, exceto no Acre, Amapá e Roraima
Comentários