genericos-biossimilares-1.jpg.webp

Foto: Shutterstock

 

 

Volume é 8,92% superior ao registrado no período anterior; dados são de associação do setor

 

As vendas de medicamentos genéricos e de biossimilares seguem em alta no Brasil. De acordo com levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), com base em dados do IQVIA, entre dezembro de 2021 e novembro de 2022, mais de 1,8 bilhão de caixas de genéricos foram comercializadas no Brasil, um aumento de 8,92% quando comparado ao período anterior. Atualmente, os genéricos têm participação em 35,25% do mercado total de medicamentos em unidades. No caso dos biossimilares foram comercializadas 1,4 milhão de unidades nos últimos 12 meses, um aumento de 24,03%.

O levantamento também mostra que os genéricos geraram economia de R$ 238,1 bilhões para a população brasileira desde que começaram a ser comercializados no Brasil. O país conta, atualmente, com 97 laboratórios comercializando esse tipo de medicamento no território nacional.

Os genéricos respondem por 73,37% do mercado de medicamentos usados para hipertensão, 78,54% para colesterol, 71,72% para ansiedade e 64,46% para depressão.

Para a presidente-executiva da PróGenéricos, Telma Salles, os genéricos são sinônimo de acesso a medicamentos pela população brasileira.

“A venda de genéricos cresce constantemente pela qualidade, segurança e preço desses medicamentos. O índice de confiabilidade dos genéricos pelos consumidores é superior a 86%. Os médicos também aprovam, já que dos 20 remédios mais prescritos no Brasil, 15 são genéricos”, afirma a executiva.

Entre os mais vendidos estão: losartana, dipirona sódica, hidroclorotiazida, nimesulida, atenolol, sildenafila, enalapril, simeticona, paracetamol e sinvastatina, utilizados, principalmente, para tratamento das doenças que mais acometem a população como pressão alta e diabetes.

Entre dezembro de 2021 e novembro de 2022, foram comercializados 1,4 milhão de unidades de biossimilares no Brasil, um aumento de 24,03% quando comparado ao período anterior, de acordo com levantamento da PróGenéricos, com base no IQVIA.

Esses medicamentos são utilizados para tratamento de mais de 50 patologias. Atualmente, 15 laboratórios comercializam medicamentos biossimilares no Brasil.

 

Fonte: Monitor Mercantil

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob